A iniciativa de Deus

Salvação!


Quando buscamos nos encontrar com Deus, precisamos sempre nos recordar, que a primeira iniciativa parte exatamente d'Ele. É Deus que, pelo seu Espírito, prepara os nossos corações para esse maravilhoso encontro de amortização.

Quando tomamos consciência da presença de Deus em nosso coração, abrimo-nos a um encontro transformador, que nos envolve por completo e nos possibilita uma experiência transformadora. Por isso, essa experiência, jamais acontecerá em meio ao falatório ou ao barulho da vida que vivemos o tempo todo. Temos dificuldade de nos silenciar interiormente, porque nada que está ao nosso redor, contribuirá para isso.

O ser humano, cada vez mais, necessita do barulho, das redes sociais e do falatório para poder viver e se alimentar intelectualmente. Estamos correndo o grande risco de viver a superficialidade das informações e nos contentarmos com essa vida de mediocridade social.

A História da Salvação nos ensina que Deus, de muitos modos e por muitos meios, comunicou-se com o ser humano, por palavras ou teofanias, por sinais ou mesmo pela Sua presença em nosso meio. E, depois da sua Ressurreição e Ascenção, prometeu nunca nos abandonar. Essa presença real, que encontramos todos os dias na Eucaristia, sustenta-nos nessa nossa caminhada de fidelidade.

Como é bonito compreender esses sinais da nossa , da forma como Ele mesmo quis nos deixar, da simplicidade do partir do pão e do encontro fraterno da compaixão e da misericórdia, "onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio de vós" (Mt 18,20).

Precisamos pensar mais em Deus amando-O e, dessa forma, traduzir esse amor em gestos simples para com todas as pessoas, todas as realidades e, acima de tudo, diante dos desafios que encontramos todos os dias. Deus tem a iniciativa de fazer-nos pessoas do bem, o que nos resta, é praticar!