Feliz é o coração capaz de agradecer, capaz de reconhecer as coisas boas e se bem-aventurar. Parece uma utopia pensar assim, quando a soma dos acontecimentos, escreve uma triste história humana, marcada pela dor e pelo sofrimento de tantas perdas.
Recorda-nos o Salmo 106: "Deem graças a Deus, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre! " e é assim que devemos nos relacionar com o Senhor, que sempre tem por nós, laços de carinho.
São Francisco de Assis nos ensinou tão bem isso, agradecendo até mesmo pelas coisas não tão boas que aconteciam. É uma forma de estamos sempre com o coração disponível e aberto para a vida.
A vida nos permite experimentar sempre a revelação de Deus, que de muitas formas, fala ao nosso coração. O silêncio contemplativo pode nos ajudar a escutar a voz do Senhor e a termos motivos para agradecê-lo por tudo o que Ele nos faz.
Agradecer é reconhecer o bem que recebemos, é acolher com intensidade as coisas boas e aprender a olhar, com mais calma, para tudo o que está ao nosso redor. Quando isso acontece em nós, é sinal de que a paz encontrou lugar em nossos olhos.
Muitos ainda insistem em viver numerando as mazelas, compartilhando as frustrações, semeando os pessimismos e desaprendem a reconhecer as pequenas graças que a vida nos oferece todos os dias. A escolha é nossa! Mas, com certeza, isso determinará o grau de bem-estar que queremos e podemos oferecer para aqueles que estão ao nosso redor todos os dias.
Que nossas vidas sejam uma eterna gratidão a Deus que, insistentemente torna o mundo mais bonito com sua criação, esse Deus que fala pela natureza, pelos pássaros, pelo som das águas e tantos outros sinais.
Obrigado a você que se dispõe a acreditar no bem que pode fazer.