Aprender com as diferenças

Em cada diferença, podemos aprender a enxergar a vida


A arte da convivência deve despertar em nós a capacidade de aprender com as diferenças, pois cada um traz em si, talentos que podem agregar valores e ampliar os horizontes da vida.

Como é bom reconhecer que em cada ser humano, Deus depositou a criatividade e podemos, desse modo, ser instrumentos de Deus, convidando tantos outros, a assumirem conosco essa feliz trajetória da vida. Como diz a expressão: "O Arquiteto do mundo é criativo demais para repetir a obra".

Muitas pessoas vivem projetando o amanhã e deixam de viver o agora. Pessoas que passam o dia esperando pelo que vai acontecer e nunca saboreiam a preciosidade do que se pode e deve viver hoje.

Na era da intolerância, onde somos constantemente criticados por falar ou pensar o que o mundo não pensa, vivemos a desconfiança e a brutalidade dos gestos e jamais alcançaremos o equilíbrio de uma vida feita de parcerias.

Olhe para você! Quantas contribuições você pode oferecer para que o mundo seja melhor. Olhe para o outro e veja também o quanto ele tem de bom! Não desperdicemos o tempo em apenas apontar os erros e as incapacidades alheias, como se isso ajudasse a vida a ser mais leve e equilibrada.

Em cada diferença, podemos aprender a enxergar a vida por um novo ângulo, contemplar o pôr-do-sol com olhos de esperança e quebrar as distâncias que se enraizaram nos desencontros da vida.

Que o diferente que existe em mim, contribua de alguma forma, com a construção da sua vida e que a sua diferença, ajude-me a ampliar o que, até então, imaginava ser o meu ponto final.