Diz a belíssima canção cantada por Milton Nascimento: "...há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto". Cuidar faz parte da vida de quem ama a vida e a valoriza em cada detalhe e em cada oportunidade.
O ser humano tem a capacidade de criar, aventurando-se na sagrada arte de cooperar com Deus no zelo pela vida, na capacidade das escolhas boas, com a consciência de construir a felicidade, olhando para o futuro e para a esperança.
A vida não aprendeu a esperar, ela é sempre um caminho que segue e nesse caminho, o tempo tem o seu ritmo. Cabe a nós, todos os dias, fazer opções e dar mais sentido à vida que temos como dom.
O Homem de Nazaré, fazia opção pelas coisas simples, preferindo os humildes, os pequenos, os leprosos, os pescadores. E toda a sua opção era pelo amor, que se traduzia na alegria e na esperança, acreditando sempre mais na vida. Ele proclamou bem-aventurados todos os que tinham um coração misericordioso.
E Jesus convidou todas as pessoas a segui-Lo, a percorrer com Ele esse caminho do amor, caminho que conduz à vida eterna. Sabemos que se trata de um caminho difícil, pois o amor, segundo o coração de Deus, será sempre incompreendido, por incomodar.
Eis o projeto que Jesus deixa para todos nós, o projeto de construir o Reino, em vista da vida em plenitude e vida em plenitude para todos, um Reino onde não existe distinção de pessoas e onde todos devem ser tratados com igualdade e amor.
Esse Reino é construído em nosso interior, em nossos corações, quando vivenciamos uma sincera e profunda mudança de vida, adotando em nós as atitudes do Senhor Jesus.
Aproximemo-nos do Senhor, retirando as sandálias da arrogância e da prepotência, com toda a humildade, sedentos de acolher os Seus ensinamentos e alcançar a vida nova.