Busquemos a justiça


É muito comum hoje, em tantos noticiários pelo mundo e pelo Brasil, mas também em relações humanas tão próximas a cada um de nós, observarmos tantos gestos de injustiça. Não precisamos pensar nos grandes acontecimentos sociais ou nas grandes manchetes dos jornais, mas na atitude que o nosso coração adota, a cada instante, ao manifestar gestos de bondade e mansidão ou de repulsa e ódio.

“Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. Não procures vingança, nem guarde rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19, 17-18). Como é difícil, em muitas situações da vida, assumirmos essa Palavra como um grande ensinamento de Deus. O próprio Jesus ensinando seus Apóstolos confirma essa Palavra do Pai e manifesta em suas atitudes, todas às vezes, o viver a dimensão do amor que nos leva a praticar o bem e a justiça.

Amados irmãos e amadas irmãs, o tempo da Quaresma que vivemos se torna propício para um profundo exercício de reflexão e de pedido, sempre mais, à força do Espírito para abraçarmos essa Palavra como alimento do nosso coração e termos a capacidade de colocarmos em prática tais ensinamentos.

Muitas vezes e de muitos modos ensaiamos atitudes de misericórdia desejando viver com o coração livre de rancores e ressentimentos, mas quase sempre somos assaltados por situações que nos ferem e machucam e, dessa forma, sentimo-nos fracos em testemunhar um coração capaz de perdoar, de não se vingar e, acima de tudo, capaz de amar.

Peçamos essa graça a Deus! Peçamos, pelo seu Espírito Santo, que tenhamos mais atitudes de misericórdia e justiça, pois a misericórdia que Deus espera de nós é a justiça em todos os nossos atos.

Deus continue abençoando a sua vida e caminhada quaresmal!