Corações ao alto

Comumente escutamos a saudação: "corações ao alto"


Na liturgia que celebramos no Rito Romano, comumente escutamos a saudação: "corações ao alto" e confirmamos, pela nossa fé, que o nosso coração está em Deus.

Como imaginar um coração que está em Deus, sendo capaz de viver desafetos, ressentimentos, invejas ou indiferenças? Talvez seja um sinal de que nossa oração não passe pelo entendimento daquilo que rezamos e, muito menos, pelo exercício da intimidade transformadora de Deus.

Precisamos aprender a elevar os nossos corações a Deus e entreter-nos com Ele pelos pensamentos e pelas atitudes, pois dessa forma, viveremos um caminho de sincera conversão. Quanto mais elevarmos nossos pensamentos a Deus, mas colheremos dos seus ensinamentos e viveremos uma vida, conforme a sua Palavra.

Jesus chamou a atenção daqueles que O escutavam quando disse ser preciso ouvir e praticar a Palavra, então sim, essa seria sua nova família. Viver um autêntico discipulado em Cristo é ter o coração e a mente o tempo todo envolvidos com a Sua presença.

Aprendamos a nos relacionar com o Senhor não por técnicas ou mecanismos, não por ritos ou normas, mas encontrando-O na Sua pessoa. Deus se deixa encontrar e como é bom experimentar a Sua presença em nós.

Um cristão, cujo coração está no alto, não é um cristão fora da realidade ou longe dos perigos e desafios da vida, mas um cristão que faz do seu cotidiano, um ato sempre de amor e reparação a tudo o que Deus nos concede. Ter o coração no alto é viver intimamente em sintonia com o Senhor e não deixar que nada nos afaste do Seu amor.

Que possamos pensar mais nas palavras que rezamos e sentir mais a força dessas expressões. Que nossos corações alcancem a força do alto e sejamos presenças mais evidentes de Cristo na vida dos nossos irmãos.