Desafiados a evangelizar

O testemunho dos discípulos de Jesus é um testemunho tocado pelo Espírito Santo!


O legado que Jesus deixou para seus discípulos, pouco antes de subir para o Céu, foi o de anunciar, por todos os lugares, a novidade do Evangelho. É preciso anunciar o que, em primeiro lugar, experimentamos na própria vida, pois o anúncio se reveste de convicção e força.

                Quantas gerações em todo o mundo cristão já receberam esse anúncio de alguma forma, mas nunca esse anúncio aconteceu sem perseguições ou ataques, pois a mensagem do Evangelho será sempre contestadora da injustiça, sendo assim, uma palavra que incomoda.

                É preciso aprender a dialogar com os desafios do tempo, oferecendo uma linguagem acessível e familiar, respeitando as diversidades e valorizando as culturas. Esse modo de evangelizar exige de cada um de nós, imergir na história em que vivemos e não ficar nos saudosismos que, de repente, já não provocam mais um impacto nas novas gerações.

                Corremos o risco de falar uma linguagem que poucos entendem e vamos perdendo mais e mais os "ouvintes" por não tocar suas sensibilidades. Jesus é o Homem da mensagem simples e acessível a todos, da linguagem comum e sábia, carregada de exemplos que tocam a vida cotidiana. Isso não significa que perderemos a essência da mensagem, mas nos desafiaremos a atualizá-la, eliminando as formas desgastantes de evangelizar.

                O testemunho dos discípulos de Jesus é um testemunho tocado pelo Espírito Santo e esse testemunho faz brotar em nós, palavras vividas e convictas e não mais uma repetição de informações. Esse mesmo Espírito nos dará a Sabedoria de atualizar em nossos dias, a força da Palavra, possibilitando um reencantamento com Cristo, daqueles que nos escutam.

                O próprio Jesus apresentará como Sua "nova família" aqueles que escutam Sua palavra e a praticam e praticar é essa oportunidade de cultivar esse tesouro em todas as nossas atitudes. Não nos esqueçamos, porém, que o mundo será sempre o maior desafio para esse anúncio, mas não podemos deixar de lançar sementes.