Discípulos de Jesus Cristo

Assim nasce o respeito e a valorização nos relacionamentos


Querer seguir os passos de Jesus Cristo e fazer-se discípulo d'Ele, requer de cada um de nós, um desejo muito sincero de expressar, com a própria vida, atitudes que nos assemelhem ao Filho de Deus, experimentando-O além de um conhecimento doutrinal ou catequético.

Todo batizado, trazendo na própria carne a marca do Óleo Santo, o Óleo do Batismo, torna-se uma presença sagrada do amor de Deus entre todos e, cada vez mais, deveríamos ter consciência disso, pois somos selados n'Aquele que é o Amor Maior. E o Senhor nos chama todos a santidade.

Escrevendo aos efésios, Paulo ao exortar sobre o sentido da unidade na diversidade, recorda-nos: "Cada um de nós, entretanto, recebeu a graça na medida que Cristo a concedeu" e é preciso perceber em nós a força desse dom, para valorizar a graça de Deus presente em cada pessoa. É assim que nasce o respeito e a valorização nos relacionamentos.

Não deveria existir nunca dentro de um discipulado cristão o desejo do primeiro lugar, do reconhecimento ou das premiações, mas, vivendo pela fé, reconhecendo Jesus como Senhor, viver como Ele viveu e ordenar a nossa vida para os valores que Ele nos ensinou.

Quem quer seguir com Cristo, deve abolir toda forma de divisão, de rivalidade ou de desamor, buscando acima de tudo, o sacrifício como forma autêntica de testemunhar, na alegria, que queremos livremente seguir o Senhor.

É triste, porém, olhar a realidade que vivemos, onde existe pouco esforço, da parte de muitos, para viver o perdão e o diálogo sincero, a ajuda solidária e o respeito pelo diferente. Quantas discussões desnecessárias, quanta violência nos julgamentos e nas palavras, quantos muros sendo construídos nos relacionamentos!

Os discípulos de Jesus, precisam viver a radicalidade do amor, que pede paciência, que não se impõe, que aprende a dar oportunidades e, acima de tudo, vivem o exemplo vivo da unidade, que supera toda divisão humana.

Sejamos autênticos nessa livre escolha e aprendamos que seguir o caminho da cruz é sofrer muitas vezes, mas um sofrimento que nos faz autênticos cristãos, deixando o nosso próprio ego e os nossos desejos na Cruz Sagrada.