O modo desconcertante de viver de Jesus, trouxe grande incômodo para as autoridades do seu tempo, acostumados a manipular o povo, utilizando até mesmo da religião como forma de opressão e discriminação. Nos muitos ensinamentos, Jesus mostrou que aquele que deseja salvar a própria vida a perderia, ensinou que os últimos serão os primeiros e ensinou que quem deseja ser grande que aprenda a lavar os pés dos outros.
Não se trata de um Deus que veio para governar, mas para servir. É desse modo que aprenderemos a história de amor de Deus que não é uma crendice, mas um modo de vida que é transformador e libertador. Muitos falsos profetas surgem, buscando "facilitar" a vida das pessoas com seus ensinamentos distorcidos diante das exigências do Evangelho ou, falando exatamente o que as pessoas desejam escutar e não o que Deus manda.
Precisamos caminhar longe desses falsos profetas que buscam a própria imagem ou que manipulam a lealdade das pessoas e nos abrir a Cristo, que com palavras nem sempre fáceis, aponta-nos o sentido da nossa salvação. Somos convidados a viver uma vida comum na condição de seguidores de Cristo, praticando as atitudes do Reino de Deus, que é um Reino de solidariedade, de justiça e de fraternidade, atitudes que estão distantes do comportamento social.
Tendo a nossa vida configurada em Cristo, tornamo-nos fortes para enfrentar o mal, pois Cristo é a nossa esperança. Caminhar com Cristo é surpreender-se sempre, pois os Seus ensinamentos nos elevam. É sempre uma escolha a ser feita, quando temos diante de nós o bem e o mal, a vida e a morte e, livremente, optamos. É claro que, em cada escolha, teremos de encarar as consequências.
É preciso recordar sempre e com muita atenção, que uma vida sem feridas não tem semelhança alguma com a vida de Cristo. Não chegaremos ao Paraíso sem atravessar, muitas vezes, grandes combates na vida. Tornamo-nos criaturas novas em Cristo quando somos capazes de dar passos na vivência do amor em todas as nossas atitudes. Um coração convertido é um coração que se torna novo e Cristo é Aquele que faz novas todas as coisas.
Não desperdice a oportunidade de refinar cada gesto, cada intenção, cada detalhe da vida, buscando viver com mais coerência o que Deus nos deu como dom. Em Cristo, somos novas criaturas!