Ensinamento que nos amadurece

É a Sabedoria de Deus presente no mundo


"No começo era a Palavra e a Palavra já estava voltada para Deus e a Palavra era Deus. (...) E a Palavra se fez homem e habitou entre nós" (Jo 1, 1.14), assim se inicia o Evangelho de João, com o seu Prólogo, que recorda a introdução do Gênesis.

Essa Palavra, que é a Sabedoria de Deus presente no mundo, a Luz que veio para iluminar todos os povos, por onde passa, tem sempre algo a nos ensinar, quando damos atenção aos sinais realizados. Mas, infelizmente, muitos ainda são os que estão distraídos ou cheios de outras preocupações, que pouco ou nada se atentam para o que Cristo tem a nos dizer.

Jesus passou entre nós, pelas terras de Israel, buscando mudar os corações das pessoas, tão acostumados aos valores mundanos, mas não encontrou acolhida e foi morto por aqueles que se encontravam do lado de dentro do espaço religioso.

Quando nos dispomos a um encontro respeitoso e profundo com a Palavra do Evangelho, amadurecemos em nós a nossa identidade de filhos de Deus, pois são palavras marcadas por um testemunho autêntico de alguém que nos amou e nos ama com um amor incondicional.

Talvez, seja por isso, que encontramos tanta lentidão nas atitudes de conversão, tanta artificialidade nas nossas posturas cristãs e, com isso, vamos entristecendo e afastando muitos que desejam agregar essa grande família dos discípulos do Senhor.

Jamais alguém poderá me amar como Jesus me ama e, mesmo com essa certeza, torno-me um traidor, quando me desvio com outros "amores", que roubam do meu coração o lugar que deve ser unicamente d'Ele. O Seu amor é e será para sempre uma Palavra a nos ensinar, a nos amadurecer, a nos fazer compreender o único e verdadeiro caminho do céu.

Não podemos mais nos comportar com infantilidades, escravizados nas astúcias de um mundo que nos conduz ao erro, que continua valorizando a lei do "olho por olho" e "dente por dente". Se Cristo, de fato, entrou na minha vida, é preciso demonstrar convictamente, com minhas atitudes, um autêntico amadurecimento.

É como diz a canção: "Ou santos ou nada".