Falando com a vida

Que as novas gerações tenham desejo de conhecer o Mestre e com Ele permanecer.


Jesus foi um homem que sempre falou com a vida, por meio dos seus gestos e sua proximidade com a realidade das pessoas. Um homem criado em Nazaré, ambiente que nos fala fortemente da natureza, onde aprendeu a contemplar as flores do campo e as plantações e a perceber, também, o tempo e suas estações, elementos citados em suas parábolas.

Nazaré tornou-se o berço familiar, onde os laços se estreitavam de maneira profunda e a família era alicerçada nos valores sociais e religiosos, marcados pela dureza dos tempos. Ali cresceu Jesus, aprendendo com seus pais a lida da casa, frequentando a sinagoga e deixando-se conduzir pelas mãos do Pai.

O Homem de Nazaré tornou-se alguém sensível à realidade do seu povo, daqueles que sofriam o desprezo social, dos abandonados e dos discriminados. Seu olhar e suas palavras eram carregadas de conforto e de esperança, d'Aquele que veio "para que todos tenham vida" e a tenham em abundância.

 Seguir os passos de Jesus é nos deixar conduzir por essa sensibilidade, apressando-nos em agir como bons samaritanos, lavando os pés uns dos outros, diminuindo-nos para que os outros cresçam.

O mundo pode se tornar melhor a partir dessa consciência cristã que adquirimos, sem muitos discursos, mas radicados nessa forma tão bonita e libertadora de amar. Que a nossa vida de discípulos e discípulas do Senhor continue escrevendo o Evangelho de Jesus e que as novas gerações tenham desejo de conhecer o Mestre e com Ele permanecer.