Celebramos o nascimento de Jesus ! Um acontecimento esperado pelo povo de Deus, na expectativa do Messias que os libertaria de toda opressão.
Jesus chegou de forma surpreendente, desafiando a normalidade humana. Todos os sinais que acompanham a vinda de Jesus são marcados pelo mistério de amor do Pai.
" Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo, na cidade de Davi, nascida para vocês um Salvador" (Lc 2,10-11).
Para nós, cristãos, o Natal se reveste de um reencontro da nossa vida com os sinais da simplicidade de Deus, que fez Homem, nasceu numa condição desumana, distante da colhida das pessoas, mas protegido com todo amor e cuidado por seus pais, José e Maria.
O Natal é um tempo onde os corações humanos poderiam dar uma pausa em todas as formas agressivas de viver, redescobrindo um sentido mais solidário de viver, registrando que neste mundo, nada nos pertence e daqui nada levaremos.
Mas, infelizmente, a ganância e a soberba persistem em fazer parte da vida e dos sentimentos humanos. A cena do Menino Deus, no presépio, deveria sempre nos registrar o quanto muitos ainda vivem assim, do lado da sociedade, desamparados e abandonados.
No egoísmo e na indiferença social que vivemos, não conseguiremos imaginar um mundo onde a justiça e a solidariedade possam ser realidade.
Como é triste ver tamanha diferença social em toda parte onde andamos. Que o Menino Deus seja uma inspiração dos "homens de boa vontade", para que continue semeando a esperança onde estão, com gestos de amor concretizados nas mais diversas formas de assistência social.
É Natal ! Deixemos que o encanto desse tempo, perdure em nossos corações e em nossas fachadas mais operantes na arte de levar o amor de Deus aos corações sofridos, um amor que se traduz em muitos gestos de segurar.