Após vivenciarmos a memória da Paixão e Morte de Jesus, experimentamos a espera desse dia esplêndido, dia em que a Luz prorrompe das trevas e os corações crentes encontram a salvação.
Jesus está vivo! Ele ressuscitou!!! Recorda-nos o Evangelho: "Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: 'Eu vi o Senhor'" (Jo 20, 18). Esse anúncio desperta um misto de euforia e pavor, de medo e esperança e a alegria toma conta do coração dos discípulos. O que era comum se torna maravilhoso, o que parecia derrota é agora celebrado com júbilo.
A Páscoa é sempre a oportunidade de reanimar, em cada coração, a identidade da nossa vida em Cristo Jesus. Seguimos nossa peregrinação neste mundo acreditando e anunciando esse grande acontecimento. O que nos faz irmãos e irmãs na fé, o que define a nossa comunhão cristã é o fato da ressurreição de Jesus ser testemunhada pelo nosso comprometimento com o Reino de Deus.
Que possamos semear a paz em nossas famílias, em nossos relacionamentos, mesmo diante de tantos sinais de egoísmo e injustiça. Que expressemos mais os sentimentos de Cristo, compadecendo-nos com a dor do próximo, antecipando-nos com gestos de ternura e respeito, aliviando o cansaço e o sofrimento de quem está ao nosso redor. Isso é Páscoa, a certeza de que o mundo, ao meu redor, começa a oferecer sinais de que a vida está sendo cuidada e respeitada.
Uma feliz e santa Páscoa para você, que em meio aos escombros da vida, ainda consegue acreditar que a dureza do coração humano cede lugar para a oportunidade do amor.