Fraternidade e Educação

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família


Caros leitores, vivemos neste tempo, como Igreja Católica, a Quaresma e juntamente com a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é "Fraternidade e Educação" e o lema: "Fala com sabedoria, ensina com amor" (Pr 31,26).

Trata-se de um tempo oportuno para refletir e rezar, com mais zelo, pela própria conversão, reconhecendo-nos fracos e necessitados da infinita misericórdia de Deus.

A Campanha da Fraternidade é a oportunidade de concretizar algumas ações em prol das necessidades sociais que vivemos, desafiando-nos a olhar com atenção para a situação da educação e nos comprometendo a estar próximos de uma realidade tão desafiadora em nosso País. Acompanhamos, com tristeza e preocupação, o descuido das autoridades para com a formação intelectual e pedagógica das nossas crianças e jovens e, a pouca perspectiva de aproveitamento de tantos recursos vindos da educação.

Como é significativo quando encontramos educadores comprometidos com a formação integral dos seus alunos, mas muitas vezes, o desestímulo e o desânimo ganham forças entre esses profissionais, desmotivados pelo desrespeito em suas causas.

Que neste tempo favorável, possamos nos comprometer, ainda mais, com a arte de educar em todos os sentidos, começando dentro de nossas casas, com amor, zelo e paciência e recordando que é preciso falar com sabedoria e ensinar com amor, como bem diz o texto do livro dos Provérbios. Que essa sabedoria nos seja dada como dom e a capacidade de ensinar com amor seja nossa disposição de todos os dias, mesmo diante dos desafios que encontramos.

Assim reza a Oração da Campanha da Fraternidade deste ano: "Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família".