Celebraremos, nesta semana, o Dia de Finados! Estranho dizer “celebrar” aqueles que morreram. Mas essa é a certeza daqueles que, em Cristo, acreditam na ressurreição. Assim como Cristo Ressuscitou, também nós, ressuscitaremos! Essa é a certeza do Cristianismo!
Cristo assim nos apresenta a “porta estreita”, que será conquistada por uma vida de atenção e vigilância, pois o Céu é lugar de santidade!
Habitar com Deus é o mesmo que santidade. Não podemos nos acercar de Deus sem mudar a nossa vida. Habitar essa casa é deixar-se tocar pela imitação de Cristo, por uma união amorosa com Ele. É sentir em nós a bondade, a misericórdia e tudo o que nos faz portadores do bem.
Recorda-nos o Salmo 22 que o Senhor nos levará a habitar um lugar de água tranquilas. Sim, queremos o Céu! Não somos cidadãos deste mundo! O Dia de Finados é a oportunidade de olharmos para céu, como lugar simbólico, e oferecer um grande aplauso! É o lugar daqueles que conquistaram essa habitação com Deus!
Que neste dia, recordemos mais carinhosamente de tantos que já se encontram no paraíso. Façamos memória de suas vidas e permitamos experimentar a saudade como sentimento de amor por aqueles que estão junto do Pai.
Com Cristo, também nós, esperamos a ressurreição, se assim merecedores pelas nossas atitudes e nossa busca de santidade!