Imitação de Cristo

Imitar Cristo é um esforço contínuo


O mês de setembro, em toda a Igreja Católica, é o mês que comemoramos a Palavra de Deus, por ocasião da memória de São Jerônimo, um santo do século IV, tradutor da Bíblia para o latim, que celebramos no dia 30.

A Palavra de Deus é o Deus vivo em nosso meio, pois cada página desse Sagrado Livro, sempre nos traz a certeza da presença de Deus na vida do seu povo, Palavra que tem o poder de nos transformar para os valores do Reino do Céu.

A vida vivida em Deus é o que nos transforma em imitadores de Cristo, uma vida de serviço, realizada pelas obras de bondade e de misericórdia, atitudes capazes de transformar o mundo ao nosso redor.

Com Cristo, aprendemos o que é servir e como viver a simplicidade da vida. Em toda a sua trajetória como Deus Encarnado, Ele nos deixou o exemplo de um olhar capaz de devolver a dignidade das pessoas, um coração acolhedor e confortador diante da dor humana e, também, palavras com o poder de fazer as pessoas encontrarem esperança.

Imitar Cristo é um esforço contínuo de trazer em nós os traços desse grande Homem, que não tinha pressa em criticar os outros e nem prazer em julgá-los a partir de seus erros, mas foi capaz de escutar e apontar um novo modo de vida, como fez com Maria Madalena, com o cobrador de impostos, com a mulher junto ao poço e tantos outros. Por que será que tais páginas se encontram nos Evangelhos?

Precisamos ter sede dessa Palavra com um único e sincero desejo de que tais ensinamentos nos façam pessoas melhores, pessoas capazes de carregar e semear a compaixão. O mundo tão violento e intolerante que vivemos carece de autênticos cristãos. Onde eles estão? Ficaram esquecidos nas páginas da Bíblia?

Que a nossa declaração de amor a Deus seja o modo concreto de testemunhar, pelas nossas atitudes, o quanto imitamos Cristo. E não nos deixemos abater, pois Ele foi até a Cruz!