Jesus convidada, frequentemente, quem O escutava, a segui-Lo. É bom ter presente que se tratava de um convite e não uma imposição, pois para seguir a Cristo é necessário liberdade e alegria no coração, pois do contrário, tudo se tornará um peso.
Porém, esse convite era e é muito realista, pois Jesus já indica o caminho que teremos pela frente, que nem sempre será marcado pela tranquilidade, mas pelas incompreensões e até mesmo perseguições.
Ser cristão não é aderir a um conjunto de doutrinas, mas estar com o Senhor, aprender com Ele, deixar-se incomodar pelas suas palavras e seus ensinamentos e tomar a cruz de cada dia. É assim que Jesus nos promete o Espírito, pois somente com Ele, teremos forças para suportar e superar todas as dificuldades que encontraremos.
Em Jesus, encontramos o Caminho a Verdade e a Vida e Ele promete caminhar conosco todos os dias, para que nossos corações experimentem a alegria da missão, alicerçados pela Eucaristia diária.
Os discípulos se deixaram ser moldados pelos ensinamentos do Mestre, mesmo manifestando alguns momentos de medo ou incredulidade, mas abertos ao Espírito, onde se tornaram fortes na fé e comprometidos com o anúncio.
Que ao caminhar com Cristo, experimentando as cruezas da vida, sejamos capazes de responder como Pedro: "Senhor, tu saber tudo, tu sabes que eu te amo" (Jo 21,17).