Celebramos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja história da sua aparição, nas águas do Rio Paraíba, conhecemos bem.
Como é emocionante ver a infinidade de pessoas que todos os anos, dirigem-se para o Santuário Nacional, devotando tanto amor e gratidão à Mãe de Deus, por tantas graças alcançadas. É o que confirma sua amorosa intercessão, junto de seu Filho Jesus, como em Caná, no acontecimento daquele casamento, onde Maria foi a grande intercessora para que o milagre acontecesse. É a Mãe que recebemos junto da Cruz, para continuamente interceder por todas as nossas necessidades.
Desde minha infância, a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida, sempre se fez muito presente na minha vida e, como criança, imaginar-me sob seu sagrado manto, amadureceu em mim, que Ela é a auxiliadora em todas as nossas necessidades.
Reconhecer o papel de Maria, junto do mistério da vida de Jesus, é perceber o carinho de Deus ao preparar esse ventre, para que seu Filho se encarnasse entre nós. Outro grande ensinamento é descobrir a discreta presença de Mãe na trajetória de Jesus, meditando todos os acontecimentos em seu coração e tornando-se praticante dessa Palavra.
Que Nossa Senhora Aparecida nos recorde sempre que Deus tem um amor preferencial pelos pequenos e humildes, assim como Ela apareceu aos pescadores num momento difícil de suas vidas, confirmando esse sinal.
Queremos, ó Santa Mãe de Deus, encontra-la no "rio" de nossas vidas, acalentando-nos em nossos desesperos e nunca nos permitindo desanimar diante dos desafios que temos para enfrentar.
Ó Senhora Aparecida, Mãe do povo brasileiro, Rainha de todos os lares, intercedei por nós, pelo nosso Brasil e por todos os que sofrem!