Na tradição dos Salesianos, Congregação fundada por São João Bosco, no século XIX, Maria é apresentada como a Auxiliadora dos Cristãos, título reconhecido pela Igreja, num momento de grande perseguição dos cristãos. Naquele momento difícil, invocada pelo Papa, numa batalha naval, ela foi a Auxiliadora dos cristãos e os ajudou a vencer.
Olhando Maria como uma auxiliadora em todas as nossas necessidades, recordamos que assim desejou Jesus, que todos nós nos tornássemos como que “samaritanos” na vida dos nossos irmãos e irmãs que sofrem. Eis o verdadeiro sentido de seguirmos os passos do Senhor, buscarmos ser “eucaristia” na vida de todos. Não é possível seguir Jesus vivendo uma vida de egoísmo e indiferença. Com Cristo, somos também nós semeadores de um amor que sabe se doar pelo próximo.
Sejamos “auxiliadores” na compaixão, na misericórdia, no bem que se pode oferecer e que se traduz em atitudes simples do cotidiano e que ajudam a vida a continuar sua sina.
Celebramos, no dia 24 de maio, a grande Solenidade litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo Dom Bosco, foi Ela quem tudo fez na Congregação Salesiana e quer continuar nos ajudando e auxiliando sempre em todas as nossas necessidades materiais e espirituais.
É a grande festa dos cristãos que encontram em Maria um modelo de fidelidade ao projeto do Pai, de total abertura a ação do Espírito Santo, que nos impele sempre a seguir o nosso caminho, junto da Cruz de Cristo, sem perder a dimensão de onde devemos chegar. A mulher forte que assume, com os Apóstolos, o nascimento da Igreja de Jesus.