Novos em Cristo

Que sejamos novas criaturas em Cristo, novos pela graça e pelo Espírito Santo


Existe um ensinamento de Jesus que diz: "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem" (Mt 9, 16s).

Para compreendermos os ensinamentos de Jesus e praticá-los, necessitamos abandonar velhos hábitos que não condizem com a realidade dessas exortações e que provocam um modo novo de encarar a vida, mais comprometida com a compaixão e a justiça.

Durante o seu tempo pela Galileia e pela Judeia, vários foram os confrontos de Jesus com os homens religiosos daquele tempo, que acreditavam agradar a Deus vivendo cegamente o cumprimento da Lei, mesmo que comprometesse a vida. E Jesus, que não veio abolir a Lei, tentou ensiná-los sobre o valor da vida, como critério fundamental para o Reino de Deus.

Mas como é difícil mudar em nós coisas que não queremos enxergar como necessárias para uma vida nova, totalmente comprometida com o Evangelho, que não nos faz religiosos "de fachada" mas discípulos autênticos do Mestre. E não se trata de uma mudança repentina, mas uma mudança verdadeira, que nos livra da observância cega das fórmulas e amplia em nós um seguimento amadurecido da nossa fé.

A proposta de Cristo é nova e só a compreenderemos com um jeito novo de viver, que nos faz mais sensíveis a vida do próximo e comprometidos com a verdade e a solidariedade. Não existe outro meio de compreendermos o que Jesus tem a nos dizer!

Que sejamos novas criaturas em Cristo, novos pela graça e pelo Espírito Santo. Em Jesus Cristo tudo se torna novo, somos criaturas pascais.