"O amor me explicou tudo"

Deus é amor, escreve São João em sua Carta


Uma expressão citada por São João Paulo II, que nos ajuda a compreender a extensão que o amor ocupa em nossas vidas, quando descoberto a partir do Amor Maior, que é o próprio Deus.

Deus é amor, escreve São João em sua Carta, apresentando-nos os traços de Deus como a experiência mais profunda e transformadora do que o amor pode realizar em nós. Uma nova humanidade, tocada pelo amor de Deus, é uma humanidade de pessoas novas, com mudança interior, experimentada nesse amor que tudo suporta, tudo espera, tudo crê, como bem ensina o Apóstolo São Paulo.

Precisamos aprender a vencer os ressentimentos que insistem habitar o nosso interior. Quebrar os laços desse ressentimento é dar uma oportunidade para que o amor nos ensine tudo, provocados pelo gesto da Cruz de Jesus.

Na grande tempestade da vida, o Senhor pode acalmar nossas inquietações, nossos desejos de julgamentos desnecessários, nosso descomprometimento com a vida. Ele pode nos dar um coração novo, um olhar novo, um comportamento mais santificado.

Mesmos não precisando, Deus desejou nos criar e partilhar conosco a vida eterna, dando-nos a vontade, a liberdade e a inteligência. É pena que utilizamos desses dons de forma errada, muitas vezes.

Deixemo-nos encantar por esse Amor, que tudo nos explica, que tem muito a nos ensinar e tanto a nos revelar. É no coração simples que a grandiosidade do amor de Deus se manifesta.