O Amor se faz Palavra

Setembro é o mês da Bíblia, o Livro Sagrado da Tradição Cristã.


Celebramos como Igreja Católica em setembro, o mês da Bíblia, o Livro Sagrado da Tradição Cristã. Neste Livro encontramos a História do Povo de Deus, território onde Deus se manifestou como Aliança e, onde também, encarnou-se como sinal de amor e misericórdia.

               Conhecendo a Bíblia, a origem e a história do povo, tocamos a experiência de pessoas como nós, que descobriram a presença de Deus no cotidiano de suas vidas e deram um novo sentido aos acontecimentos, compreendendo progressivamente, quem era Deus em diversas manifestações, particularmente nos momentos mais difíceis que atravessaram.

               "E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós", recorda-nos o Prólogo do Evangelho de São João, o próprio Amor que se encarna em nossa História e nos apresenta por palavras, exortações e sinais que o Reino de Deus está entre nós!

               É bonito esse gesto de aproximar-se da Palavra, como Moisés aproximou-se de Deus - "tirando as sandálias", despojando-se de tudo o que é supérfluo e permitindo que Deus ocupe o centro de nossas vidas, pois esse é o sentido da beleza da Palavra, uma vez em contato com nossas vidas, deseja ser um canal de transformação.

               Se observarmos bem nosso cotidiano, vemos que existem muitas semelhanças com os tempos bíblicos, pois Deus continua se manifestando em nossas realidades e de muitos modos, pois a mensagem sagrada que encontramos na Bíblia, é vida. O próprio Cristo veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

               Do contributo de muitos homens e mulheres, de diversos lugares, culturas e línguas, as páginas do Livro Sagrado foram sendo escritas e, dessa forma, percebemos o Amor acontecendo em nosso meio por meio de muitos gestos, de curas e milagres, de vidas que foram transformadas.

               Que a Palavra de Deus continue habitando em nosso meio, em nossas vidas e em nossos corações, para continuarmos, com nosso testemunho, às páginas da Bíblia, pois o Amor de Deus deseja encarnar-se em nossa história e construir a sua tenda entre nós.