O Reino de Deus é das crianças

Quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele


Compreendendo as palavras de Jesus: "Quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele", entendemos que o Céu é o lugar das crianças. E Jesus ao nos exortar sobre isso, leva-nos a compreender que a eternidade está reservada para aqueles que buscam viver com um coração desprendido, fácil de perdoar e amar, que não cultiva ressentimentos e ódios. E podemos até perguntar: "É possível alguém viver assim? "

                É o próprio Senhor que nos convida a nos aproximar d'Ele com esse desejo, como uma criança que pede um doce ou um copo de leite aos seus pais, na plena certeza de que será atendida. Uma criança não tem medo quando os pais estão por perto e gosta de estar no colo deles, e assim Deus sinaliza o céu. A fascinante simplicidade de Deus nos permite ler as muitas formas como Deus quis se relacionar com seus filhos e filhas. Temos um Deus que é apaixonado por nós, que sofre quando O traímos, mas que se alegra, exageradamente, quando nos reaproximamos, arrependidos, implorando o seu abraço.

                O grande desafio dos nossos tempos é vencer tanta prepotência que insiste em hospedar-se em nós, fazendo-nos pessoas arrogantes e intransigentes, que não respeitam as diferenças e gostam de impor suas ideias, que vivem na intolerância e nas indelicadezas.

                Olhando esse comportamento e essa agressividade, Jesus entra na contramão de sua cultura machista e intolerante e propõe algo que os surpreende, falando de coisas simples, pequenas, discretas para descrever o Reino de Deus.

                Como é difícil reconhecer em nós o quanto deixamos de agir com mais amor e bondade, o quanto nos tornamos resistentes à mensagem do Evangelho e, dessa forma, imaginar-se como uma criança, torna-se até mesmo contraditório.

                "Quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele".