O Reino de Deus é uma semente espalhada na terra

Sejamos bons semeadores e não nos deixemos vencer pelo desânimo!


Narra o Evangelho de São Marcos que: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece" (Mc 4,26-27). Com comparações tão simples e de fácil compreensão das pessoas, Jesus por muitos ensinamentos, vai apresentando essa novidade de um novo Reino, até então desconhecido das pessoas, por trazer a proposta de um autêntico compromisso de mudança de vida.

Compreender tais ensinamentos é abrir mão das próprias convicções, muitas vezes, descomprometidas com os valores da vida, que quase sempre se impõe com arrogância diante das pessoas. O Reino de Deus é essa semente, esse plantio e esse milagre que o próprio Deus realiza, contando com a delicadeza do gesto do semeador que deposita a semente na terra. Jesus ensinava de modo que as pessoas pudessem entender a sua mensagem, mostrando uma realidade bem conhecida e presente na vida daquele povo, uma mensagem que chegasse de maneira fácil ao coração dos seus ouvintes.

Para muitos daquele tempo, particularmente as autoridades religiosas, o Reino chegaria por meio dos fundamentalismos rituais e da observância cega da Lei, para outros grupos, por meio da força e da violência. E chega Jesus, desestruturando as perspectivas, desbancando a lógica humana e falando da lógica de Deus.

Compreendemos tamanha aversão aos ensinamentos de Jesus, por não abrirmos mão das nossas lógicas, do nosso modo de pensar que é tocado pela arrogância e que nunca nos permitirá uma mudança essencial de vida, com novos comportamentos e mais mansidão no jeito de ser.

Jesus não nos quer pessoas passivas, mas pessoas pacíficas, capazes de promover e viver a paz, em tempos conturbados, onde o diálogo e o respeito caminham distantes dos comportamentos humanos. Que sejamos capazes de lançar, nesta terra de conflitos e ódio, as sementes do amor e da ternura, fazendo a nossa parte e deixando que o milagre de Deus aconteça.

Somente assim, sem desânimo, sonharemos com dias melhores, dias de paz, dias em que a vida poderá ser tratada como o dom maior de Deus