De uma maneira muito diferente da esperada, Jesus apresenta o caminho da felicidade no Reino do Céu pela via do sofrimento. Mas como entender o caminho da felicidade pelo sofrimento?
“Felizes os que choram, os que têm fome e sede, os que são perseguidos...” recorda-nos o “Sermão da Montanha” (Mt 5, 1-12) e dessa forma Jesus desequilibra as expectativas das pessoas do seu tempo, quando esperavam do Messias o caminho da libertação e da
felicidade.
Muitos são os ensinamentos de Jesus que nos ajudam a compreender essa via do sofrimento. O caminho do calvário, longe de ser uma “prestação de conta heroica, é dom gratuito da capacidade de sofrer por Jesus”, recorda-nos Bento XVI, no livro Jesus de Nazaré.
Aprendemos esse caminho pela perseverança, não prescrevendo a Deus o que Ele deve fazer, mas aceitar o que Ele tem a nos oferecer.
Parece muito estranho e difícil compreendermos isso, mas só chegaremos no Céu quando nossas vidas experimentarem muitas situações de humilhação e sofrimento pela causa de Jesus, quando aprendermos a morrer todos os dias pelo amor de Deus.
Dessa forma, minha gente, aproximemo-nos mais dos ensinamentos de Jesus, deixemos nossos corações serem tocados pelas Suas palavras e impulsionados pelo Seu Espírito, somente assim entenderemos a riqueza desse ensinamento e compreenderemos que
não se trata de qualquer sofrimento, mas um sofrimento redentor.
Que nas muitas dificuldades da nossa vida, nas muitas provações que passemos, possamos recordar daquele acontecimento do barco em alto mar e da tempestade que amedrontou os discípulos...mesmo tendo Jesus ali, dormindo no barco.
Ele não nos deixará perecer, Ele está no barco das nossas vidas, precisamos acreditar!