Renascer de novo

Jesus nos propõe o caminho do espirito


O Evangelho de João recorda-nos, em uma de suas mais belas páginas, o encontro de Jesus com um judeu importante do seu tempo, chamado Nicodemos (Jo 3). E, no diálogo que se estabelece, Jesus fala de um novo nascimento, o que deixa Nicodemos confuso num primeiro momento.

Ninguém compreenderá o Reino de Deus, diz Jesus, se não nascer da água e do Espírito e, dessa forma, Jesus fala de um novo Batismo. Renascer de novo é o caminho para quem deseja ter uma vida espiritual de qualidade, alguém que deseja sair do pequeno mundo das próprias compreensões, tão restrito de conhecimentos e experiências, para se lançar em águas mais profundas, onde a presença de Deus se torna o grande ponto de chegada e permanência.

Jesus nos propõe o caminho do espirito, o caminho que nos levará ao Pai, o caminho que preencherá os nossos corações dessa grande e única certeza que plenifica a nossa alma.

Ter fé em Jesus não é permanecer num estágio de especulações ou de admiração pela Sua pessoa, mas abraçar o que Ele nos diz e colocar em prática com o nosso testemunho. Essa prática da Palavra exige profunda transformação, exige um novo nascimento, para que em nós, as atitudes do Mestre se reflitam.

A nossa conversão nos dispõe a recebermos o Espírito Santo e, guiados por Ele, vivemos livremente para compreender e praticar os ensinamentos de Jesus Cristo, como novas criaturas, renascidas da água e do Espírito.

Como é gratificante encontrar, em nossos relacionamentos, pessoas amadurecidas na , cujo testemunho é sempre de gentileza e de compaixão, dispensando tudo o que seja contrário a construção de relações mais sólidas e autênticas. Em tempos onde o ódio parece ser a partilha dos corações, renascer de novo é dar uma chance ao coração e persistir no caminho das bem-aventuranças, semeando um pouco de solidariedade e de justiça por onde se passa.

Tenhamos a coragem de renascer de novo e de renascer do alto, para que nossas vidas sejam conduzidas pelos ensinamentos do Pai.