Rezar com a vida

Eis a vida nova que Deus nos dá!


É muito comum imaginarmos o ambiente religioso como algo separado da vida cotidiana e, dessa forma, mesmo trazendo nossas intenções do dia-a-dia, relacionamo-nos com Deus de forma muito distante. Quantas vezes, perdemo-nos nos ritos e pouco experimentamos da presença real do Senhor na liturgia que celebramos.

Como é bom aproximar-se de Deus com o coração aberto e confiante, quando nos colocamos em atitude de diálogo com Ele. E quanto mais trouxermos Deus para a realidade de nossas vidas, mais experimentaremos essa certeza na própria . É como recorda a canção: "Deus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro".

Quando vencemos a rigidez religiosa, começamos a construir pessoas maduras na fé e, dessa forma, o discipulado se torna mais autêntico, aproximando-nos da realidade real das pessoas. É amando o próximo que demonstraremos sinceramente o nosso amor a Deus.

A oração se torna assim o acontecimento da vida, das dificuldades ou alegrias que passamos e, em tudo, sentimos a necessidade de ter Deus muito perto de nós. É como oferecer o pequeno vaso cheio de água de nossas conquistas e pedir que o Senhor o transforme no melhor vinho. Eis a vida nova que Deus nos dá!

Que sejamos pessoas mais íntimas de Deus e, em cada atitude, sejamos capazes de sentir a Sua presença nos guiando e nos iluminando. Somente assim, não trairemos a nossa relação com Deus, pois em tudo o que fizermos, deixaremos Ele passar à frente. Vislumbraremos, assim, um mundo mais compassivo e justo, cheio de misericórdia e de bondade nas atitudes de todas as pessoas.