Sede solícitos uns para com os outros

Sejamos solícitos para com todos, que a solicitude seja a marca do nosso testemunho.


A solicitude é a marca do Cristianismo, daquilo que Jesus ensinou e ensina para todos os que O ouvem. É o desejo de atender, da melhor forma possível, o que nos é pedido. Compreendemos as exigências do Reino quando nos empenhamos, atenciosamente, em fazer o bem. Essa é a mensagem do Evangelho que tem as suas consequências, pois a solicitude exige sempre um antecipar-se na arte do amor. Foi a mensagem deixada pelo Apóstolo Paulo para a comunidade de Éfeso: "Irmãos, vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros" (Ef 5, 21). 

Algumas das pessoas que passaram a seguir Cristo, perceberam depois de um certo tempo, que seus ensinamentos eram duros demais e resolveram abandoná-Lo, mas Jesus não se intimidou com isso, pois Ele não veio para falar o que queremos ouvir e sim, o que o Pai tem a nos dizer. Não é Jesus que deve se adequar ao nosso modo de ver a vida.  

Ser solícito exige de nós uma postura de atenção e proximidade, um desejo de bem-querência e, num mundo de tanto indiferentismo, de tamanha intolerância e tanta segregação, essa Palavra realmente se torna exigente demais.  

Desejar um mundo renovado a partir do amor é não desistir de semear a boa semente da Palavra, provocando nos corações humanos, essa sensibilidade para com as atitudes mais cristãs, derrubando o muro do egoísmo e da intolerância. Parece ser algo impossível, mas a própria Palavra nos recorda que para Deus, nada é impossível.  

Que o cansaço ou o desânimo se afastem de nós! Que nosso discipulado seja permeado de alegria e entusiasmo, de esperança e de certeza. Anunciamos, com a vida, que Cristo está em nós e essa diferença é que nos faz viver a alegria e a solidariedade para com todos. Sejamos solícitos para com todos, que a solicitude seja a marca do nosso testemunho.