Gosto sempre de refletir sobre o modo como Deus escolheu para fazer a sua morada entre nós, escolhendo uma jovem menina como mãe e convidando José para ser o seu "pai" na terra, aquele que o educou e o instruiu nos valores da vida. Os relatos que temos de São José são breves, porém, ricos em informações para nos permitir compreender a grandiosidade desse homem diante do projeto de Deus.
Assim celebramos a vida dos nossos pais, que se tornam nossos exemplos de vida, com seus ensinamentos e seus cuidados, gerando a vida e conduzindo os filhos no próprio crescimento. Toda a experiência paterna se dá entre alegrias e emoções e também, em momentos desafiadores, quando diante de uma incompreensão ou atitudes impensadas, são chamados a responder como primeiros responsáveis. O "dia dos pais" é um dia oportuno para todos nós refletirmos sobre essa tão sublime vocação, desde a emoção de embalar nos braços o filho que chega e acompanhar cada momento do seu desenvolvimento até ser amparado pelo mesmo, quando atravessa os desafios da vida idosa.
Que sejamos sempre filhos generosos, respeitosos e próximos dos nossos pais. Mesmo quando não os compreendemos diante de uma chamada de atenção ou de um "não" recebido, que nada seja maior que o nosso amor a ser demonstrado. Pedimos que Deus abençoe os nossos pais, fazendo deles uma bênção em nossos lares e nossas famílias e agradecemos a vida dos nossos pais já falecidos, recordando suas vidas e a feliz convivência que um dia nos deram.
Que essa bonita vocação que Deus nos concede, seja cada vez mais descoberta como um dom especial e que, na condição da paternidade, cada um viva intensamente o
compromisso com os valores da vida na educação, no zelo e no testemunho. Feliz dia dos Pais! Vamos celebrar o que de mais especial temos, que é a nossa família, a nossa casa, aqueles que nos fundamentam nos mais significativos valores. Sejamos cuidadores de nossas famílias, não permitindo que as agressividades externas invadam nossa
convivência. Celebrando nossos pais, celebramos o tesouro maior que temos em nossas mãos!