Celebramos, como Igreja, a Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. Mas esse grande acontecimento não aconteceu uma vez só, como bem narrado na Sagrada Escritura. O Espírito Santo se manifesta quando quiser e para quem quiser. É o Pentecostes que esperamos todos os dias! A vinda do Espírito de Deus, sempre que toca nossos corações, faz de nós criaturas novas!
O Espírito Santo é portador de todos os dons, graças especiais que o Senhor oferece a cada um de nós e espera que esses dons sejam bem trabalhados em nós.
A Solenidade de Pentecostes confirma o desejo de Jesus ao propor aos seus Apóstolos que enviaria o Paráclito, para que então eles pudessem compreender tudo o que Ele havia falado e realizado. E foi, a partir desse momento, que os Apóstolos se tornaram verdadeiros anunciadores do Evangelho arriscando a própria vida pela causa do Reino, assim como ensinou Jesus.
É o dom do discernimento que pedimos, para também compreender mais a mensagem do Evangelho. O dom do silêncio para meditá-lo com mais cuidado. O dom da sabedoria, a fim de que exerçamos o que o Evangelho nos pede. Com o Espírito Santo encontramos a força para testemunhar nossa vida cristã e viver um autêntico caminho de santidade.
Vem Espírito de Deus! Derrama sobre nós o fogo do Vosso amor! Faz de nossos corações, a fortaleza do testemunho do amor e da bondade! Precisamos ser uma nova Igreja, uma comunidade de verdadeiros irmãos e irmãs, que mesmo nas diferenças, saibam conviver em harmonia, dispensando mais a bondade e a compaixão, o perdão e a proximidade. Precisamos de mais unidade! Precisamos vencer nossas indiferenças e vaidades, vencer a falta de humildade e a incapacidade de perdoar.