A Igreja nos ensina que o Espírito Santo é o grande presente de Deus para todos nós. N'Ele, somos animados a viver fortalecidos na fé e convictos da missão que temos para realizar, como discípulos de Jesus, semeando neste mundo, as sementes do Evangelho.
Quantos são os dons que o Espírito nos dá! Movidos por tal graça, vivemos de maneira mais audaciosa e com grande dinamismo tudo o que Jesus nos ensina, preenchidos pela alegria de servir o Senhor.
No Sacramento da Confirmação, o bispo nos ungindo com o Óleo Santo, profere as seguintes palavras: "Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus", para que cada um se torne a mais perfeita imagem de Cristo e a mais bonita imagem da Igreja.
Tudo isso nos permite compreender o que Jesus nos ensinou e nos ensina a cada instante, pois é o mesmo Espírito quem suscita sempre novas gerações, para que a missão da Igreja nunca se encerre.
Que nossos corações vivam a intensidade desse Pentecostes, envolvidos de maneira definitiva com o projeto de anunciar e construir o Reino de Deus, que é um Reino de justiça e de solidariedade, de paz e de amor.
Sabemos o quanto o coração humano está insensível e despreocupado com os valores da vida e o quanto o egoísmo e a intolerância fazem parte da vida de todos. Jesus nos envia como cordeiros em meio aos lobos e é preciso coragem e força para não desanimar.
Vem, Espírito Santo de Deus, renovai a face da terra!