Cruzeiro é a cidade aniversariante deste dia 2 de outubro

Cruzeiro é conhecida como a Capital da Revolução Constitucionalista


Cruzeiro está diferente. Pra chegar à cidade, era necessário seguir pela estrada velha Rio/São Paulo, porque nem havia ligação direta com a Via Dutra. Hoje, chega-se à cidade pela Rodovia Hamilton Vieira Mendes. Antes, caminhar por Cruzeiro era como flertar com o bucólico e o saudosismo. 

E ao se aproximar da Cidade Menina, o visitante que antes percebia a deslumbrante Serra da Mantiqueira, agora contempla um cenário que vem se transformando rapidamente. Do chão, onde em 1932 os bravos guerreiros paulistas lutaram verdadeiramente pelo país, brotam novos e imponentes edifícios, principalmente na colina do Bairro dos Engenheiros, o preferido da construção civil.

É como o conto de fadas, em que a menina ficou adormecida durante longo tempo, até que chegou o momento de despertar para o seu destino. Aos poucos, Cruzeiro e seus 82 mil moradores voltam a desfrutar de uma economia aquecida. O comércio, atrativo para o entorno, confirma essa transformação.

Vale lembrar que a cidade está na divisa entre três estados. Cruzeiro é uma porta de entrada dos sul-mineiros e sul-fluminenses. Foi devida a essa proximidade que, ao longo dos anos, o município foi se constituindo em um forte entreposto comercial e de serviços para as localidades vizinhas.

Passear pela Cidade Menina é se enriquecer com a história, é respirar um ar saudável de montanha e gozar do privilégio de estar cercado de muita beleza natural e pontos pitorescos como praças bem cuidadas, comércio ativo e povo descontraído!

O cidadão cruzeirense conta com orgulha as histórias sobre as duras batalhas travadas nas trincheiras da guerra de 1932. Cruzeiro é conhecida como a Capital da Revolução Constitucionalista.

Não se vive mais o clima no futebol profissional no estádio Virgílio Antunes de Oliveira e nem o calor dos bailes do Cruzeiro e do Brasil FC dos anos 70 e 80. Não se convive mais os românticos passeios de Maria Fumaça até São Lourenço.

Mas a Cidade Menina tem tradição acadêmica e com isso, está garantida a efervescência cultural.