Jacareí comemora 367 anos de fundação

Povoado foi elevado a vila em 22 de novembro de 1653 e tornou-se cidade em 3 de abril de 1849


Vista aérea parcial de JacareíVista aérea parcial de Jacareí (Foto : Alex Brito)

Jacareí comemora 367 anos de fundação neste dia 3 de abril. A cidade, de grande destaque no cenário do basquete brasileiro nos anos 60 e 70 por meio do Trianon Club, também é pujante na economia, com um PIB que está na casa dos R$ 13 bilhões atualmente.

No passado, a antiga Athenas Paulista (assim conhecida devido ao Colégio Nogueira da Gama) ostentava como seus produtos mais famosos o guaraná Campeão e o biscoito. Agora, no entanto, o parque industrial é variado e conta com a força da do setor de cervejaria com a Ambev e da indústria automobilística, desde a implantação da montadora chinesa Chery. Vale destacar ainda o famoso bolinho caipira da cidade, uma tradição regional.

História - Pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos a fundação da cidade remonta 1652, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Parayba. O povoado foi elevado a vila em 22 de novembro de 1653 e tornou-se cidade em 3 de abril de 1849. Antigo caminho para as "minas gerais", usando o rio Paraíba, Jacareí passou de humilde pousada colonial de tropeiros, ao longo dos anos, para cidade progressista, a partir de 1790, com o café no Vale do Paraíba.

Antigos documentos revelam que o núcleo inicial pode ter sido aquele que se formou no entorno da Capela do Avareí (1728). Urbanizado na década de 1930, o Largo da Matriz é mais novo. A igreja foi construída no século 19 e a área é palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Imaculada Conceição, que são realizadas há mais de 100 anos.

Jacareí comemora o dia da padroeira em 8 de dezembro, um feriado municipal. 

Origem do Nome - Historiadores da cidade deixaram como legado duas hipóteses diferentes para a origem do nome "Jacareí": uma que seria 27 de outubro de 1700 e recebeu o nome de Vila de Paraíba; outra em 1849 quando passou a ser município.

Segundo uma delas, há muito tempo havia um grande número de jacarés nas lagoas e no Rio Paraíba do Sul. Durante a realização de reunião social, à margem do rio próximo à lagoa, uma das pessoas que ali se divertia, olhando a grande quantidade de jacarés, fez uma observação sobre a cena. Foi esta simples interjeição, que ligada a jacaré, deu como resultado: Jacareí.

A outra hipótese é a palavra vir do tupi-guarani - icare-ig - que significa "Rio dos Jacarés".

Fonte: Prefeitura de Jacareí