A importância de discutir o crédito no agronegócio

Com o crescimento constante do agronegócio é preciso que o setor tenha, cada vez mais, linhas de crédito que atendam a necessidade do agronegócio.


O Plano Safra 2021/2022, por exemplo, contará com R$ 251,2 bilhões em verba para o agro, o que representa R$ 14,9 bilhões a mais em relação ao plano anterior e um aumento de 6%. Mas sempre fica a dúvida: será que o valor é suficiente para atender toda a demanda do setor?  A resposta é certamente, não. Além do crédito subsidiado pelo governo, linhas disponibilizadas pelos bancos tradicionais e linhas alternativas, entram no cenário para complementar parte do dinheiro que ainda falta para o agronegócio. É preciso que o crédito disponível acompanhe o crescimento do setor.

"Sem recursos financeiros para custear fertilizantes, defensivos, sementes, serviços, maquinário e salários, não é possível produzir a quantidade necessária para atender o mercado interno e externo e manter a alta qualidade de produção que é marca registrada do nosso agro", explica Mayra Delfino, diretora do Congresso Nacional do Crédito para o Agronegócio.

Discutir o cenário atual, além de mostrar soluções inovadoras, é essencial para trazer novos olhares e achar caminhos para que a procura pelo crédito no Brasil seja suprida. Pensando nisso e na importância de trocar informações sobre o assunto, novos caminhos de discussão estão surgindo no setor. Um bom exemplo é a plataforma Conacredi , que traz conteúdos sobre o crédito, produzidos por especialistas do setor.

"O Conacredi é a principal rede de contatos do crédito no agronegócio. Lugar onde os profissionais encontram conteúdo qualificado e informações para desempenhar suas funções do dia a dia no trabalho, e onde têm networking para ajudá-los a solucionar seus desafios", conta Delfino.

Além disso, através da plataforma, também é possível participar de lives e debates sobre o tema. No próximo dia 19 de julho, o assunto abordado será o FIAGRO, um tipo de fundo de investimento do agronegócio parecidos com fundos imobiliários, mas feito com a ideia de levar liquidez ao mercado. Para saber toda a programação basta acessar o site www.plus.conacredi.com.br.  A informação e a discussão sobre o crédito são fundamentais para que o setor tenha a base essencial para o seu crescimento, mantendo o agro em evidência não só no Brasil como no mundo