Caçapava lança na próxima segunda-feira (27) o projeto Mais Leite Caçapava, iniciativa com o objetivo fornecer assistência técnica integral aos produtores da atividade leiteira no município.
De acordo com a prefeitura, o projeto é permanente e destinado a todos os produtores de leite de Caçapava, com maior atenção para os pequenos e médios produtores.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Johnny Oliveira, a pecuária é uma das atividades rurais predominantes no município. Por isso, a meta do projeto é contribuir, por meio da assistência técnica, para diminuir o êxodo rural, melhorar a renda dos produtores e cumprir a função social da terra, que é produzir e gerar empregos.
"A assistência técnica é um dos pilares do sucesso da produção rural. O Mais Leite Caçapava valoriza a equipe técnica da Prefeitura e Estado (veterinários, agrônomo e técnico agrícola) e possibilita ao produtor de leite do município a oportunidade de melhorar a sua renda e ter uma produção mais eficiente", disse o secretário.
Para o produtor que aderir ao programa, passa a receber assistência técnica especializada para o planejamento operacional e estratégico da propriedade, com visitas mensais da equipe formada por médico veterinário, engenheiro agrônomo, técnico agropecuário e colaboradores, além de assessoria do veterinário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão do Governo de São Paulo, Wagner Okabe.
Orientação
Temas como alimentação do rebanho, manejo sanitário e reprodutivo do rebanho, além de manejo de ordenha, qualidade do leite e boas práticas sanitárias, serão oferecidos pelos técnicos responsáveis. A expectativa é que tenha uma melhora da produtividade e a identificação, por parte do produtor rural de leite, para onde ele quer crescer.
Visita e comprometimento
A equipe técnica já visitou, até o momento, 34 produtores rurais na cidade. Entre eles, 20 produtores de leite já aderiram ao projeto. No momento da adesão, eles se comprometem a cumprir algumas atribuições, como análise do solo uma vez por ano, levantamento sanitário e identificação do rebanho, entre outras.
Início
O serviço de assistência técnica terá início na segunda quinzena de outubro, que é o tempo necessário para a equipe estruturar o planejamento estratégico da ação.
Os interessados em aderir ao Mais Leite devem entrar em contato com a Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura pelos telefones: (12) 3655-6190 e 3653-7432 e fazer a inscrição.
Cerimônia de Lançamento
A cerimônia de lançamento do projeto Mais Leite Caçapava ocorrerá nesta segunda-feira, dia 27, às 18h, no auditório da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caçapava), com a presença de representantes do Executivo, Legislativo, produtores leiteiros e convidados.
Participa também do evento Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. A participação dele será de forma virtual em um bate-papo com os presentes, falando sobre a importância da assistência técnica na produção de leite no Brasil.