Caçapava lança projeto para fornecer assistência técnica integral aos produtores de atividade leiteira

Cerimônia de abertura do projeto terá participação de um pesquisador da Embrapa Gado de Leite.


Projeto Mais Leite será lançado em Caçapava na próxima segunda-feira (27). Projeto Mais Leite será lançado em Caçapava na próxima segunda-feira (27). (Foto : Divulgação)

Caçapava lança na próxima segunda-feira (27) o projeto Mais Leite Caçapava, iniciativa com o objetivo fornecer assistência técnica integral aos produtores da atividade leiteira no município.

De acordo com a prefeitura, o projeto é permanente e destinado a todos os produtores de leite de Caçapava, com maior atenção para os pequenos e médios produtores.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Johnny Oliveira,  a pecuária é uma das atividades rurais predominantes no município. Por isso, a meta do projeto é contribuir, por meio da assistência técnica, para diminuir o êxodo rural, melhorar a renda dos produtores e cumprir a função social da terra, que é produzir e gerar empregos.

"A assistência técnica é um dos pilares do sucesso da produção rural. O Mais Leite Caçapava valoriza a equipe técnica da Prefeitura e Estado (veterinários, agrônomo e técnico agrícola) e possibilita ao produtor de leite do município a oportunidade de melhorar a sua renda e ter uma produção mais eficiente", disse o secretário.

Para o produtor que aderir ao programa, passa a receber assistência técnica especializada para o planejamento operacional e estratégico da propriedade, com visitas mensais da equipe formada por médico veterinário, engenheiro agrônomo, técnico agropecuário e colaboradores, além de assessoria do veterinário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão do Governo de São Paulo, Wagner Okabe.

Orientação

Temas como alimentação do rebanho, manejo sanitário e reprodutivo do rebanho, além de manejo de ordenha, qualidade do leite e boas práticas sanitárias, serão oferecidos pelos técnicos responsáveis. A expectativa é que tenha uma melhora da produtividade e a identificação, por parte do produtor rural de leite, para onde ele quer crescer.

Visita e comprometimento

A equipe técnica já visitou, até o momento, 34 produtores rurais na cidade. Entre eles, 20 produtores de leite já aderiram ao projeto. No momento da adesão, eles se comprometem a cumprir algumas atribuições, como análise do solo uma vez por ano, levantamento sanitário e identificação do rebanho, entre outras.

Início

O serviço de assistência técnica terá início na segunda quinzena de outubro, que é o tempo necessário para a equipe estruturar o planejamento estratégico da ação.

Os interessados em aderir ao Mais Leite devem entrar em contato com a Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura pelos telefones: (12) 3655-6190 e 3653-7432 e fazer a inscrição.

Cerimônia de Lançamento

A cerimônia de lançamento do projeto Mais Leite Caçapava ocorrerá nesta segunda-feira, dia 27, às 18h, no auditório da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caçapava), com a presença de representantes do Executivo, Legislativo, produtores leiteiros e convidados.

Participa também do evento Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. A participação dele será de  forma virtual em um  bate-papo com os presentes, falando sobre a importância da assistência técnica na produção de leite no Brasil.