Cresce vagas de emprego no setor do agronegócio

Agronegócio já gerou mais de 56 mil postos de trabalho em 2021


Segundo dados divulgados recentemente pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o agronegócio gerou somente nos dois primeiros meses deste ano 56.676 novos postos de trabalho. O mês de fevereiro tem seu melhor desempenho em 10 anos, somando 23.055 novos empregos.

Esse é mais um dado que mostra que o do agro está em alta no Brasil. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2020, um quarto do PIB foi representado pelo setor, mostrando uma expansão recorde de 24,31%. Em um ano no qual vários setores da economia sofreram perdas geradas pela pandemia, a agropecuária foi o único entre os três maiores (indústria e serviços) com crescimento, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se pararmos para analisar considerando todos os serviços relacionados direta ou indiretamente com o agronegócio, esses números são ainda maiores. Na TerraMagna, por exemplo, que leva crédito para produtores e distribuidores de insumos, foram contratados 35 novos colaboradores neste ano com perspectiva de contratar pelo menos mais 100 até o final do ano.

"Mesmo com a pandemia, o agro não pode parar. Afinal, trata-se do pilar do fornecimento de produtos primários, incluindo aqueles que consumimos em nossas mesas todos os dias. Nossa equipe cresce dia após dia para continuarmos com nossa missão de potencializar o fornecimento de crédito seguro por meio de tecnologia", conta Rodrigo Marques, diretor de Operações da TerraMagna.

Com as boas perspectivas, a geração de vagas deve aumentar durante este ano. A CNA projeta um avanço de mais 2,5% no PIB em 2021 alavancados pela agropecuária.  Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acredita que pela primeira vez na história, o Brasil deve superar a marca de 270 toneladas de grãos produzidos, um aumento de 6,5% no período que já vem se caracterizando por marcas notáveis.