O Sindicato Rural de Pindamonhangaba realizará, no dia 24 de agosto, a partir das 8h30, o evento "Mulheres, Descubram-se no Campo", em parceria com o Sistema Faesp/Senar, Sebrae-SP, com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDR e a Secretaria dos Direitos da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pindamonhangaba.
A ação é promovida pela Comissão Semeadoras do Agro, que tem como objetivo partilhar conhecimentos entre empreendedoras do agronegócio, por meio de palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e gestão de negócios. As Semeadoras do Agro são uma Comissão Técnica da FAESP que desenvolve trabalhos que visam apoiar e estimular o empreendedorismo feminino no campo.
As palestras são gratuitas e as inscrições devem ser realizadas no Sindicato Rural pelo telefone (12) 3643-2144, no Sebrae pelo telefone (12) 3128-9627 ou ainda, pelo link: https://forms.office.com/r/pR1hEs9bic . A programação do evento, terá a abertura do presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues e da gerente do Sebrae-SP, escritório de Guaratinguetá, Ariane Teixeira Lima Canella; com mediação de Daniela Pelizzoni, do Departamento de Eventos da FAESP.
O evento contará ainda com atendimento e apresentação de serviços pelo Banco do Povo. Durante o evento serão realizadas as palestras: "Ações da FAESP em prol das mulheres do campo", "Protagonismo Feminino - Do empreendedorismo ao acesso a crédito no campo", "Amar é cuidar" e "Descubra-se".
Para Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural, o evento é de extrema importância para as empreendedoras do campo de Pinda e região. "Ficamos felizes em receber o evento, especialmente, como parte da programação da ExpoPinda 2023, já que a feira desse ano será realizada no espaço que também abriga nosso Centro de Formação Profissional Rural, onde são realizados os cursos gratuitos em parceria com o SENAR-SP", ressaltou.
Avanço das lideranças femininas no Agro - Apesar dos avanços, ainda há grande caminho a percorrer para que as mulheres assumam um lugar de destaque no agro que seja equivalente à sua participação na sociedade brasileira atual. No Brasil, há 5 milhões de propriedades rurais e apenas 19% são chefiadas por mulheres. As Semeadoras do Agro atuam exatamente para conscientizar as mulheres de sua relevância e sua força para terem participação cada vez maior na liderança da produção rural.
O projeto "Mulheres, descubram-se no campo" vem sendo realizado em diversas cidades do Estado de São Paulo. A Comissão Semeadoras do Agro já se destacou em importantes eventos desde a sua criação, em 8 de março do ano passado, Dia Internacional da Mulher. Entre os quais o 1º Fórum Internacional da Virada Feminina (em Dubai), a Agrishow 2022, o 5° Conexidades em Guarujá, o Encontro Nacional do Agro em Brasília e da Feira do Empreendedor 2022, realizada em São Paulo, com um estande próprio, onde mostrou suas diversas atividades para o grande público presente.
Neste ano as Semeadoras já deram início ao ciclo de palestras do segundo módulo que leva o slogan "Mulheres, é tempo de Semear", nos municípios que já foram contemplados na primeira rodada de eventos do ano passado - entre os temas abordados estão empreendedorismo feminino, direitos da mulher, educação e saúde no campo.