Pindamonhangaba junto ao Governo do Estado, assinam convênio para implantar o Programa Rotas Rurais

O programa prevê o mapeamento e endereçamento digital, fazendo com que toda propriedade rural seja identificada


Nesta quarta-feira (28), é comemorado o Dia do Agricultor, e Pindamonhangaba traz uma boa notícia para o produtor rural com a assinatura do convênio junto ao Governo do Estado para implantar o Programa Rotas Rurais.

Em evento realizado em São José dos Campos, o prefeito Dr. Isael Domingues, ao lado do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, assinou a participação no convênio que prevê o mapeamento e endereçamento digital rural pelo Programa Rota Rural.

"Sabemos da extensão rural no nosso município, por isso trazer para Pinda o Rotas Rurais vem para diminuir furtos e melhorar as condições da zona rural com mais desenvolvimento, pois cada propriedade rural agora poderá ser identificada", disse o prefeito.

O programa cria um Código de Endereçamento Rural Digital para cada propriedade e estabelecimento, similar a um CEP personalizado. Além disso, também mostra como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização, permitindo a utilização de ferramentas digitais como o Waze e o Google Maps, por exemplo.

"Esse é um programa pioneiro, que resolverá um dos grandes problemas dos pequenos produtores da cidade: a falta do endereço. Outra novidade é que em breve iremos inaugurar o Ponto Rural no bairro Ribeirão Grande, o produtor rural terá diversos atendimentos da Prefeitura no local com a atenção voltada exclusivamente às necessidades do campo e do produtor. Ao estarmos próximos dos moradores e produtores rurais pretendemos que a preservação ambiental e a produção sustentável fiquem em evidência", explicou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Roderley Miotto, responsável pela pasta de agricultura, esclarece que a Prefeitura tem trabalhado para apoiar esse público.

"O principal ganho com a implementação do Rotas Rurais será a viabilização de acesso a serviços públicos básicos e fundamentais, como saúde e segurança. Além disso, ação facilitará a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, a logística e a distribuição de produtos agropecuários e a melhoria da infraestrutura do campo", ressaltou.

Durante o evento, o Governo do Estado também entregou dois drones que vão auxiliar o acompanhamento técnico dos Planos de Regularização Ambiental elaborados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Vale do Paraíba. Um drone foi recebido pelo diretor da CATI, Haley Carvalho e será utilizado na região de Pindamonhangaba.

Também estiveram na ocasião os vereadores Felipe Guimarães e Julinho Car, a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Paulo Imparato e o Diretor Técnico da Divisão CATI, Haley Carvalho.