Reunião do Sindicato Rural destaca problemas nas estradas rurais de Pindamonhangaba

Os produtores presentes puderam se manifestar destacando os principais problemas enfrentados por eles


Na última terça-feira (21), o Sindicato Rural de Pindamonhangaba reuniu produtores para conversar sobre as estradas rurais do município.  O encontro contou com a participação do presidente do sindicato, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, o vice-prefeito, Ricardo Piorino, a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural-CMDR , Isis Monteiro Guimarães,  a Secretária Executiva do CMDR e técnica da Casa da Agricultura, Telma Teresa de Souza, e do presidente da Câmara Municipal, Norberto Moraes, além de diretores do Sindicato Rural.

O Presidente do Sindicato Rural, abriu a reunião destacando a importância do encontro para os produtores. "Nosso objetivo é promover o encontro dos produtores rurais com a Administração Municipal para que possamos se não resolver, pelo menos minimizar o impacto que a falta de manutenção das estradas rurais vem causando, tanto para o escoamento da produção rural, como para o acesso dos moradores de forma geral", comentou.

Durante a reunião, a secretária Executiva do CMDR apresentou aos presentes as fotos de algumas estradas rurais enviadas pelos produtores ao Sindicato Rural, como: Irineu Alves (Ribeirão Grande), Jesus Antônio de Miranda (Ribeirão Grande), José Gomes Vieira (Pinhão do Una), José Benedito Berthoud (Oliveiras), Joaquim Alves Pereira (Pinga), José Coelho Pamplona (Pinga), Manoel Canuto Vieira (Mandú), entre outras.

Os problemas frequentes apontados foram: falta de drenagem, falta de projeto de adequação das estradas levando em consideração a conservação do solo, vegetação lateral das estradas sem manutenção; tráfego de veículos pesados que contribuem para o rápido desgaste das estradas. "A zona rural de Pindamonhangaba produz cerca de 18 milhões de litros de leite por ano e as estradas são fundamentais para o escoamento dessa produção. O Conselho entende, ainda, que os serviços terceirizados devem ter experiência em obras de drenagem, conservação de água e solo de forma sustentável", destacou Telma Teresa de Souza. O presidente do Sindicato Rural, destacou ainda, o problema de soltura de cachorros na zona rural, além da falta de segurança. "Com as estradas ruins, ficamos mais suscetíveis. Se precisarmos de polícia ou de uma ambulância, não conseguimos atendimento rápido para os moradores do local", concluiu.

A presidente do CMDR, Isis Guimarães, destacou a necessidade da criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável. "Acreditamos que dessa maneira conseguiríamos mais recursos e teríamos voz mais ativa no município, a fim de melhorar a vida para os produtores rurais, moradores e visitantes da área rural".

O vice-prefeito Ricardo Piorino, salientou que todas as solicitações eram válidas e que tinha consciência de que a Administração precisa dar mais atenção à zona rural. "Queremos ouvir os produtores e entender as principais necessidades para que possamos auxiliar. Estamos cientes de que não temos maquinário, nem equipe de manutenção suficientes para atender a todas as estradas rurais, que sofreram sobremaneira com as últimas chuvas. Mas, já estamos recolhendo informações para formatar um termo de referência para conseguir atender a demanda rural", salientou.

Os produtores presentes puderam se manifestar, destacando os principais problemas enfrentados em razão da falta de manutenção nas estradas.