Sesc São José promove encontros para dialogar sobre sistemas agroflorestais, educação popular e transição agroecológica

.


Entre os dias 11 de maio e 8 de junho, o Sesc São José dos Campos promove uma série de encontros, que integra o projeto Designs Sociais, com convidados especializados, para debater iniciativas sociais, economia criativa e produção conjunta de conhecimentos a processos socioculturais, através de ações processuais em arte, cultura e educação da região.

Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h e tem como facilitadora a camponesa, educadora socioambiental e agroflorestal, Mariana Pimentel Pereira, pós-graduada em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis; Economia e Desenvolvimento Agrário; e cofundadora da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba.

A proposta formativa conta com duas linhas temáticas: Designs Sociais enquanto investigação e experiência, envolvendo ciência comunitária e a formação de corredores socioculturais de conservação ambientam; e Designs Sociais enquanto práticas em etnobiodiversidade, Sistemas Agroflorestais e Educação Popular, cadeias produtivas com plantas nativas e transição agroecológica.

Para cada encontro, o Sesc São José convidou um especialista sobre o tema. Confira a programação completa:

Dia 11/5

Sustentabilidade e Bem-Viver e Transição Agroecológica: Possibilidades de Agricultura Alternativa, com Violeta Martinez, engenheira agrônoma e produtora rural.

Dia 18/5

Agrofloresta para Sociedades Sustentáveis, com Thales Ferreira, biólogo e produtor rural.

Dia 18/5

Dia 25/5

Etnobiodiversidade e Soberania Alimentar, com José Ferreira da Silva Neto agricultor agroecológico e produtor rural.

Dia 1/6

Economia Sustentável: Cadeias Produtivas, com Renata Belzunces, técnica do DIEESE e doutoranda em integração da América Latina.

Dia 8/6

Economia Criativa: Grupos de Consumo Responsáveis, com Thaís Rodrigues da Silva, agrônoma e agricultora do CSA Guajuvira.

Os encontros acontecem no Auditório, sempre às 19h e é gratuito, com retirada de senhas no local 30 minutos antes. Classificação indicativa 16 anos.