Tecnologia ajuda produtores a atender às exigências crescentes de qualidade da carne para o mercado internacional

A qualidade da carne que consumimos e exportamos é algo que deve ser levado em conta sempre, buscando ...


Maior exportador carne bovina (1,8 milhão t) e de carne de frangos (4,6 milhões t), e quarto maior de carne suína (1,1 milhão t), o Brasil precisa atender a exigências sanitárias e de qualidade cada vez mais rígidas dos clientes para manter o excelente desempenho no comércio internacional. "Somos um dos maiores exportadores de carnes de modo geral. Para garantir uma carne segura, saudável e acessível, os diversos elos da cadeia buscam, constantemente, tecnologias e diferenciações para não perder a competitividade.

Nesse sentido, é preciso ter atenção especial ao monitoramento e à limitação de resíduos medicamentosos nas carcaças. E isso começa nas granjas com o uso de soluções sanitárias e nutricionais ideais", afirma o zootecnista Julio Cesar C. Carvalho,Head de Desenvolvimento técnico/comercial de novos negócios Nutrição e Saúde Animal na MCassab.

De acordo com Carvalho, essa crescente exigência quanto à qualidade das carnes, biosseguridade e níveis medicamentosos, tem como finalidade ofertar alimentos mais seguros e saudáveis. "Os Limites Máximos de Resíduos (LMRs) servem de parâmetros para controlar os níveis adequados de medicamentos que podem ser ingeridos aos animais sem oferecer riscos à saúde das pessoas.

O Japão é o país mais rigoroso no mundo, seguido pelo mercado europeu". O especialista da MCassab informa que a busca por uma alimentação mais saudável é alvo, inclusive, da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que busca incluir o conceito "One Health", ou, 'Uma Saúde', integrando os cuidados entre meio ambiente, saúde animal e saúde humana, visto que todos estão interligados e interferem entre si.

Julio Carvalho destaca que a garantia de qualidade das carnes produzidas no Brasil é um processo complexo, que envolve todos os agentes. "Trata-se de um grande desafio, porém, possível de vencer".

Ele explica que a MCassab oferece não apenas soluções nutricionais e de saúde com alta tecnologia, mas também desenvolveu um completo programa de monitoramento da produção animal, o ProSafe, para orientação aos clientes com análise de antimicrobianos, anticoccidianos e metais pesados para monitoria constante na produção animal, garantindo a rastreabilidade e segurança, desde a produção de rações, até a quantificação de resíduos em carne de aves, suínos, bovinos e peixes. "O ProSafe foi criado para atender às necessidades da avicultura, bovinocultura, piscicultura e suinocultura.

É uma solução extremamente funcional e eficaz,que garante o cumprimento da legislação tanto para o mercado interno como para atendimento das exigências dos importadores das carnes brasileiras", complementa Carvalho, informando que, em breve, os produtores terão condições de fazer o acompanhamento virtual das análises realizadas pelo ProSafe.

A MCassab conta ainda com a plataforma Connect, uma ferramenta digital/tecnológica que nos permite compilar os dados de todos os setores envolvidos na produção animal: fábrica de ração, matrizes, frango de corte e abatedouro em um único lugar, facilitando o acesso as informações e a análise dos dados em tempo real, facilitando as tomadas de decisões.

Os produtores terão condições de fazer o acompanhamento virtual das análises realizadas pelo ProSafe. A MCassab conta ainda com a plataforma Connect, uma ferramenta digital/tecnológica que nos permite compilar os dados de todos os setores envolvidos na produção animal: fábrica de ração, matrizes, frango de corte e abatedouro em um único lugar, facilitando o acesso as informações e a análise dos dados em tempo real, facilitando as tomadas de decisões.os produtores terão condições de fazer o acompanhamento virtual das análises realizadas pelo ProSafe.

A MCassab conta ainda com a plataforma Connect, uma ferramenta digital/tecnológica que nos permite compilar os dados de todos os setores envolvidos na produção animal: fábrica de ração, matrizes, frango de corte e abatedouro em um único lugar, facilitando o acesso as informações e a análise dos dados em tempo real, facilitando as tomadas de decisões.facilitando as tomadas de decisões.facilitando as tomadas de decisões.