Vital, água desempenha papéis importantes na composição, peso e funcionamento do organismo de aves

Terá reflexos sobre a imunidade e desempenho das aves


Assim como para os seres humanos, a água é essencial para as aves e tem múltiplas funções, atuando na composição corporal e para o bom funcionamento do organismo. "Estima-se que a água represente até 70% da composição corporal das aves", informa Mônica Aoyagi, consultora técnica de avicultura da MCassab Nutrição e Saúde Animal. "Para se ter uma ideia, para a produção de 1kg de carne de frango demanda-se cerca de 4 litros de água, enquanto que cerca de 73% da composição de um ovo é água", explica a especialista.

O nível de consumo de água pelas aves é influenciado por diversos fatores, como idade, sexo, linhagem, composição e forma física do alimento, assim como a temperatura e a umidade relativa do ar.

Mônica Aoyagi reforça que nem sempre é dada a devida importância à água para a saúde geral das aves, mas ela é vital. "A ave usa a água como principal forma de nutrição por participar de diferentes e mais importantes processos biológicos do organismo (digestão, absorção, excreção de metabolitos e equilíbrio da temperatura corpórea das aves, entre outras). Sendo assim, a água é considerada um dos mais críticos nutrientes, explica a especialista da MCassab, lembrando que o consumo do líquido está diretamente relacionado ao consumo de ração, pois a ave precisa consumir a água para se alimentar.  Além de ofertar em quantidade, é fundamental que a água oferecida seja sempre limpa e de boa qualidade".

Mônica Aoyagi destaca que é importante fazer o acompanhamento periódico da água, analisando suas características físicas, químicas e microbiológicas. "Deve-se adotar o saneamento e a limpeza de sistemas, com um programa regular de higienização das linhas de fornecimento de água, protegendo contra possíveis contaminações microbianas e evitando a formação de biofilme na linha de abastecimento. Além disso, a desinfecção deve ocorrer na saída de cada lote para garantir adequadas condições de criação e recebimento da água de bebida.  A monitoria de parâmetros, como pH, dureza e sólidos dissolvidos totais e contaminação microbiana, deve ser realizada segundo um cronograma de verificação", orienta.

Vale lembrar que a ave consome aproximadamente duas vezes mais água do que ração, e todo fator que comprometa o consumo de água (oferta, temperatura, qualidade, e fatores de estresse), refletirá não apenas o consumo de ração, mas terá reflexos sobre a imunidade e desempenho das aves.  

Para ajudar na diminuição do estresse, desafios sofridos pelas aves e visando maximizar os benefícios nutricionais da água, a MCassab Nutrição e Saúde Animal oferece em seu portfólio os suplementos Vitalife e Vitalife Energy, especialidades desenvolvidos para auxiliar em momentos de estresse do animal, com contribuições imunoestimulante; potencialização da ação da insulina no aproveitamento da glicose das dietas; prevenção da alcalose respiratória e preservação do equilíbrio ácido-base, enquanto que a formulação do Prophorce Premium NC, composta por três ácidos orgânicos e óleo essencial a base de cinalmaldeído, é altamente eficiente na redução de pH da água de bebida, auxiliando na melhoria da qualidade final desta.

anuncio