A desorganização pode ter consequências na vida, desde questões simples do dia a dia, como atrasos, até problemas mais complexos, como causar em dívidas.
Uma pesquisa do SPC Brasil constatou que as pessoas mais desorganizadas tendem a economizar menos e gastar mais. Inclusive, 25% dos desorganizados, entre os pesquisados, já entraram no cheque especial.
Outro estudo demonstrou que os desorganizados tendem a gastar até 2,5 dias, ao ano, procurando objetos perdidos no trabalho.
O que é ser desorganizado?
De acordo com o dicionário, desorganizado significa "...sem ordem, sem método; confuso".
A desorganização pode ser característica da personalidade, mas também pode ser um hábito adquirido ao longo do tempo.
O desenvolvimento do hábito da organização é indicado, uma vez que a falta de organização pode ter impactos significativos - e negativos - na vida das pessoas.
Entenda a seguir alguns problemas que acometem as pessoas sem organização e como reverter essa situação com algumas dicas.
1.Perda de objetos
Se você costuma perder objetos, observe se não faz parte do grupo de pessoas desorganizadas.
A falta de organização, com frequência, leva ao esquecimento de onde colocou ou guardou objetos, seja os menos usados, como passaporte, documentos e até utensílios, até os essenciais, como óculos, chaves e celular.
As consequências podem incluir gastos extras não planejados, trabalho para solucionar imprevistos e, com muita frequência, perda de tempo.
2. Problemas com prazos e compromissos
Um dos primeiros passos para criar o hábito da organização é ter e manter uma agenda com os prazos e compromissos e não à toa, uma vez que esse é um dos principais problemas entre os desorganizados.
Nesses casos, compromissos importantes são esquecidos, como reuniões profissionais, prazos de entrega de relatórios e pagamento de contas, consultas médicas e até aniversários.
Os impactos negativos podem ser sentidos tanto na vida profissional, quanto na pessoal, motivando mudanças comportamentais relacionadas à organização.
3. Má gestão do tempo
Um dos principais desafios para as pessoas desorganizadas consiste na capacidade de priorização dos projetos e alocação de tempo nas tarefas.
O resultado, muitas vezes, é o desperdício de tempo que pode levar a atrasos de projetos importantes e a perda de confiança dos gestores.
Uma forma de melhorar o gerenciamento de tempo no longo prazo é definir as prioridades para cada dia, semana e mês de trabalho.
Além disso, outra ação interessante é usar técnicas como o Método Pomodoro, focar 25 minutos no trabalho e fazer 5 minutos de intervalo, assim você se concentra mais e também melhora a capacidade de mensuração da duração de cada atividade.
4.Dificuldade em manter relacionamentos saudáveis
Com problemas como perda frequente de compromissos e problemas de gerenciar o tempo, é comum não poder contar com as pessoas desorganizadas para eventos sociais.
No longo prazo, o esquecimento e a dificuldade de priorização podem levar à perda de relacionamentos interpessoais importantes.
Além da dica do calendário/agenda para monitorar compromissos, a recomendação é conversar honestamente com as pessoas mais próximas, buscando o auxílio e compreensão delas para enfrentar os problemas relacionados à desorganização.
5.Sobrecarga
Uma situação comum é as pessoas desorganizadas sentem-se sobrecarregadas, mesmo sem alcançar as metas que definem, o que ainda pode levar a quadros de estresse, ansiedade, depressão e burnout.
O sentimento de sobrecarga tem relação com o tempo gasto em tarefas menos importantes, pouco tempo para descanso e lazer e alternância de tarefas sem critérios.
Para superar a sobrecarga, o primeiro passo é descansar. Depois disso, busque estabelecer uma rotina que contemple tanto as tarefas anotadas em listas diárias de acordo com a importância como períodos de pausa e descanso, físico e mental.
6.Dificuldade em atingir metas
A dificuldade de atingir metas não se limita às pessoas desorganizadas, mas pode ser ainda maior nesses casos.
Isso se deve a muitos dos problemas citados, como falta de gerenciamento de tempo e priorização, descumprimento de prazos e outros.
A dica aqui é começar aos poucos. Defina uma única meta e escreva um passo a passo de como alcançá-la no prazo determinado. A cada dia faça uma única atividade relacionada à sua meta.
Conforme você consegue alcançar as metas com essa estratégia, há um ganho de autoconfiança com mais resultados cumulativos no longo prazo.
7.Acúmulo de bagunça
Algumas dificuldades atreladas à desorganização podem dificultar ainda mais que a pessoa se organize. Um exemplo é a bagunça acumulada.
Devido à dificuldade de priorização, começa a ocorrer um acúmulo de objetos que, no longo prazo, será cada vez mais difícil de organizar.
Uma dica é começar aos poucos, um cômodo da casa ou área da vida por vez, se desfazendo de tudo o que não é mais necessário.
Outra dica é contar com uma solução de armazenamento para objetos valiosos e queridos, mas sem uso frequente. Em umguarda-tudo em São Paulo, por exemplo, é possível deixar esses itens bem guardados, mas sem atrapalhar a organização da casa.
Portanto, resolvendo cada item acima é possível desenvolver o hábito da organização, ajudando a superar os muitos problemas que a desorganização pode trazer para o dia a dia.