Aprenda receitas caseiras para deixar o piso de sua casa brilhando

Produtos são ideais para uma boa limpeza e para manter a durabilidade


Chegar em casa e encontrar tudo limpo pode gerar uma das melhores satisfações. Já o desconforto certamente vem quando se tem um piso que muitas vezes não fica 100% limpo. Você varre, esfrega, passa pano, e nada. Utiliza os mais variados produtos de limpeza, mas parece que a sujeira ainda permanece. Isso pode ocorrer, às vezes, por ter algo impregnado gerando um aspecto amarelado.

Para que isso não aconteça, é importante que se crie uma rotina de limpeza. Tire a poeira toda a semana com um aspirador de pó ou uma vassoura, e depois, passe um pano úmido com um desinfetante, por exemplo. Com esses cuidados, sua casa estará sempre limpa e também com um cheiro bem agradável.

Além desses cuidados básicos, é necessário utilizar produtos corretos em locais específicos. Só assim é possível manter a qualidade e durabilidade do seu assoalho, evitando diversos problemas. As opções caseiras também são ótimas opções para substituir os produtos de limpeza químicos. Quem tem piso de madeira, por exemplo, pode fazer a seguinte receita:

* 3 litros de água.

* ½ xícara de vinagre.

* Óleo essencial de lavanda.

Essa mistura é uma boa saída para pisos que são mais delicados, e assim, gerar o resultado necessário, para que você mantenha ele livre de manchas e arranhões.

No caso dos pisos laminados, o maior objetivo é conservar a beleza dele, para que se mantenha o brilho ideal. Por ter uma alta sensibilidade a riscos e arranhões, os cuidados deste modelo precisam ser redobrados. É preciso escolher uma vassoura adequada até para varrer, antes de aplicar os produtos. Isso porque as cerdas mais macias são as mais indicadas para esses pisos, que têm uma delicadeza maior. E para dar aquele brilho final, segue uma dica:

* ¼ xícara de vinagre.

* 3 litros de água.

* 1 colher de detergente.

Uma dica fundamental é a limpeza com frequência. Nos pisos laminados ou nos tacos, o ideal é que limpe a cada 15 dias.

Sempre mais práticos e também resistentes, há um tipo de assoalho que também merece cuidados especiais: o piso cerâmico. Na hora de fazer uma faxina pesada, a mobília da casa é constantemente mudada de lugar. Puxa o sofá para um canto, empurra o armário para outro. Precisa ter muito cuidado na hora de fazer isso, porque os móveis e metais podem facilmente arranhar ou até mesmo quebrar alguma parte do piso. O diferencial desta receita pode ser a temperatura da água:

* 3 litros de água morna.

* ¼ xícara de vinagre.

* ¼ xícara de bicarbonato de sódio.

* 1 colher de detergente.

Assim que todos os componentes estiverem misturados, agite um pouco, para que ative todos os elementos. Nesses casos, uma vassoura com uma cerda mais rígida ou uma escova podem ser utilizadas para esfregar pontos específicos do piso.