Carteira digital: conheça o SNE e pague multas com 40% de desconto

Saiba como e em quais condições é possível efetuar pagamento de multas com desconto


É muito comum que motoristas, principalmente os recém habilitados, se deparem com uma infração de trânsito ao decorrer do tempo. Já é de conhecimento da grande maioria dos condutores que o indivíduo penalizado pode pagar multas no Detran GO ou no departamento de outro estado (caso o veículo seja de outro local), sem nenhum desconto, entretanto, nem todos conhecem sabem que é possível. Efetuar o pagamento das multas com até 40% de desconto através do sistema disponibilizado pela SENATRAN é possível, saiba mais:O que é SNE? 


A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) disponibiliza o  Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que é um meio de comunicação virtual que permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.

Quando o condutor se cadastra no SNE, ele opta por receber as notificações apenas eletronicamente. Com isso, o motorista terá acesso ao desconto de até 40%, válido até a data de vencimento da multa, mas atenção, isso só ocorre caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia ou recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme art. 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Caso o usuário do sistema deseje cancelar a adesão ao sistema, também é possível. Basta realizar a solicitação do cancelamento da adesão do veículo ao SNE e assim, voltará a receber as notificações de autuações e penalidades por via postal.

Quem pode utilizar o sistema? 

Todos podem aderir ao SNE, não só pessoas físicas proprietárias do veículo, mas também jurídicas proprietárias do veículo. Caso o proprietário não possua CNH, ele poderá aderir ao sistema utilizando o nº do Registro Nacional de Veículo (RENAVAM).

Como se cadastrar no SNE? 

É possível aderir ao sistema por duas formas. A primeira é utilizando a Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta realizar o login no aplicativo de celular, acessar a tela de "Infrações" e escolher qualquer uma das opções, com isso, aparecerá uma mensagem que diz "Aderir ao SNE".

A segunda forma é por meio do Portal de Serviços. Depois de fazer o login no Portal de Serviços, o usuário deve encontrar o bloco "Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)" e clicar em "Minha Adesão ao SNE". Após o clique, será solicitado os dados pessoais e o proprietário receberá um e-mail para ativar seu cadastro, e também para confirmar a veracidade das informações preenchendo os dados do campo "Documentação".

A utilização do SNE é uma ótima forma de economizar dinheiro, ainda mais quando a infração surge de maneira inesperada, entretanto, o ideal é sempre estar atento ao trânsito e às legislações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para evitar possíveis penalidades ou multas. Dessa forma, é possível evitar mais problemas, garantir mais segurança e diminuir as chances de ser autuado por pequenos deslizes.