Carteiras digitais: como funcionam e por que sua empresa deve oferecê-las?

.


As carteiras digitais  são aplicativos que funcionam nos dispositivos móveis com o objetivo de facilitar as transações financeiras, e que podem ser acessados em uma plataforma online.

Um dos resultados da transformação do ecossistema financeiro mundial foi a introdução das carteiras digitais como soluções financeiras. De acordo com o estudo World Payments Report  2021 divulgado pela Capgemini, 45% dos consumidores mundiais as usam para realizar pagamentos.

Do mesmo modo, essas carteiras são soluções que podem ser aplicadas tanto em empresas que oferecem tecnologia em gestão financeira, como em negócios que também fornecem contas digitais, com o objetivo de melhorar o gerenciamento dos recursos.

Como funcionam as carteiras digitais?

As carteiras digitais funcionam através de um sistema desenvolvido para o intercâmbio de recursos entre usuários com perfis registrados na plataforma.

Os processamentos de pagamentos feitos nas carteiras virtuais são executados em um  sistema que utiliza criptografia e Interface de Programação de Aplicativos (APIs), uma estrutura padronizada que permite a leitura, integração de diferentes programas e aplicativos  com o objetivo de facilitar a experiência de uso do sistema.

A inovação e implementação da gestão da informação em uma estrutura digital foi aproveitada em diversas áreas, por exemplo, a de  saúde, com a integração do cartão SUS virtual.

Por que implementá-las no seu negócio?

Uma alta porcentagem de usuários dos serviços financeiros utilizam meios de pagamentos virtuais como as carteiras digitais. Isso é um reflexo do impacto que a adoção dessas carteiras pode ter no seu negócio, ao oferecer uma solução funcional e que se adapta às preferências da maioria dos clientes.

O resultado é que o seu negócio pode ocupar esse espaço de mediador dos pagamentos digitais estimulado pelas necessidades dos usuários e pela quantidade de players participantes do ecossistema.

Quais as vantagens de oferecer carteiras virtuais para uma empresa?

Graças às mudanças no mercado de adquirência, os pagamentos feitos em carteiras digitais beneficiam as empresas por aumentar a sua competitividade e oferecer novos meios de pagamentos aos seus clientes.

1.   Fidelização dos clientes

O seu negócio pode se beneficiar ao utilizar a carteira digital como meio de captação de novos clientes que estão em busca de experiências de uso dos serviços virtuais. Ao mesmo tempo, a sua empresa mantém a carteira de clientes que já conhecem as funcionalidades dos seus produtos. A carteira digital pode também ser a porta de entrada para que o usuário adquira outros produtos, tornando-os ainda mais fiéis.

2.   Aumento do rendimento e diminuição de taxas

A centralização dos pagamentos recebidos pela sua empresa permite liquidar os recebíveis de cada venda e transação com taxas menores sob cada operação. Em outras palavras, o lucro da empresa nas operações com carteira digital será obtido através da baixa porcentagem que deverá ser repassada ao banco.

A redução do custo das operações é um fator que impacta diretamente nas finanças de uma empresa, já que as transações processadas não devem ser divididas entre vários intermediários.

Nesse sentido, o seu negócio ganha ao oferecer uma carteira digital com uma interface fácil de ser utilizada, reduzindo as chances que as transações iniciadas não sejam concluídas.

3.   Agilidade dos pagamentos

Um dos benefícios da carteira digital é a rapidez com que o fluxo de caixa e pagamentos podem ser visualizados no Dashboard da empresa. Bem como, os prazos para recebimentos dos pagamentos processados pelas empresas são menores e mais fáceis de serem administrados.

4.   Segurança

A implementação dessas carteiras na sua empresa será um processo seguro para seu negócio e para seus clientes com a utilização da criptografia e da biometria. A utilização de um software completo integrado à sua carteira digital permitirá que o seu site e aplicativo estejam protegidos.

5.   Ampliar o portfólio de produtos

O uso de tecnologias como as carteiras digitais está em processo de crescimento no Brasil e a sua empresa pode adotar essa solução como estratégia de negócio. Em um contexto em que as empresas buscam destacar-se dos demais players, o seu negócio pode ampliar a oferta de produtos e serviços oferecidos.

Agora que você já conhece quais são as vantagens de oferecer carteiras virtuais para as empresas, o que espera para oferecê-las em seu negócio?

anuncio