CNPJ irregular? Saiba como corrigir essa situação

Regularização


Você acha que seu CNPJ está irregular perante a Receita Federal, mas não sabe como verificar ou como resolver? Calma que tem solução!

Estar em dia com os tributos e responsabilidades municipais, estaduais e federais é uma tarefa relativamente difícil, pois são muitos detalhes e regras que nem todos possuem ciência.

Entretanto, as consequências de ter um CNPJ irregular são intensas.

Então, se seu CNPJ estiver irregular, não deixe de colocar em prática as dicas que separamos no conteúdo a seguir!

Como saber se o seu CNPJ está irregular?

Para verificar se o CNPJ da sua empresa está regular ou não, basta entrar no site da Receita Federal, preencher as informações solicitadas e clicar em "consultar".

Será emitido um Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, no qual estará especificado a situação da sua empresa.

Esse procedimento está disponível para o público em geral. Isso significa que qualquer cliente atual ou em potencial pode realizar essa análise.

Por isso, e por todos os motivos que vamos especificar no decorrer do conteúdo, é extremamente importante que a sua empresa esteja regular perante a Receita Federal.

Siga esse passo a passo e regularize a sua empresa!

Não se desespere se você descobriu que a sua empresa está irregular! Basta seguir o passo a passo que separamos e regularizá-la.

  1. Identifique quais são as pendências por meio de uma consulta no portal e-CAC. Com isso, é possível identificar quais documentações devem ser entregues aos órgãos reguladores. Esse item também pode ser realizado pessoalmente em uma unidade da Receita Federal.
  2. Entenda as inconsistências apontadas e levante a documentação necessária para saná-las. Em casos de empresas MEI (Microempreendedor Individual), é possível preencher a documentação e anexar no site do Simples Nacional. Caso seja outros tipos de empresa, aconselhamos contratar um profissional da área, uma vez que cada situação possui inúmeras especificidades.
  3. Em alguns casos, terá multas ou débitos que devem ser pagos.

Ao finalizar todos esses passos, o seu CNPJ será regularizado em poucos dias e você voltará a usufruir todos os benefícios de uma empresa sem pendências!

Quais são os tipos de situação cadastral empresarial?

O CNPJ da sua empresa pode estar enquadrado em 5 situações cadastrais empresariais:

  • Ativo: Cadastro sem pendências!
  • Inapto: Quando não é apresentada documentação obrigatória por dois anos consecutivos.
  • Suspenso: Foi identificado pendências em alguma obrigação jurídica ou fiscal.
  • Baixado: Quando é solicitado a desativação do cadastro pelo responsável da empresa ou automaticamente após 5 anos sem apresentar informações obrigatórias.
  • Nulo: Quando é encontrado características duvidosas no cadastro da empresa, como duplicidade de inscrição imobiliária, suspeita de fraude, etc.

Quais são as consequências de um CNPJ irregular?

Em momentos de irregularidade de CNPJ, a gestão empresarial não funciona da forma correta, uma vez que isso trava processos diários, como emitir NFs ou participar de licitações.

Além de impossibilitar também a participação em processos de políticas públicas oferecidas pelo governo brasileiro e demais ações ou projetos governamentais.

Somados a isso, caso as irregularidades não sejam pagas ou sanadas, os proprietários da empresa podem ser multados, o CNPJ pode ser cancelado ou até mesmo inscrito em listas de inadimplentes, como o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais).

Como evitar irregularidades?

Para evitar as consequências de um CNPJ irregular, busque pesquisar regularmente a situação de sua empresa no Site da Receita Federal. Dessa forma, é possível saber em tempo real se há algo irregular no seu CNPJ.

Busque também sempre pagar em dia todos os tributos municipais, estaduais e federais, e não omitir nenhuma transação nas suas declarações corporativas.

Quanto custa para regularizar?

O valor total da regularização da sua empresa depende dos débitos e multas que serão cobrados no decorrer do seu processo.

Além disso, é preciso pagar a taxa por ter entregue documentação fora do prazo e o profissional contábil contratado para te auxiliar, caso seja necessário.

Sabemos que arcar com todos esses custos não é barato.

Então, uma alternativa para conseguir regularizar esses valores é a contratação de um empréstimo para empresa Essa modalidade de empréstimo é específica para empresas e por conta disso, apresenta soluções e condições assertivas para as suas necessidades como empreendedor.

Conclusão

Cumprir com todas as responsabilidades financeiras de uma empresa não é uma tarefa fácil, uma vez que existem inúmeros impostos e regras que nem todo empreendedor está familiarizado.

Mas se algum desses pagamentos fugiu do seu controle e a sua empresa não está mais regular, basta seguir as nossas dicas e regularizá-la o quanto antes.

E caso precise de ajuda para sanar os seus débitos, a CashMe possui as melhores condições para a contratação de um empréstimo para mei e CNPJ. Faça uma simulação e não perca essa oportunidade!