Comédias românticas clássicas dos anos 2000 para assistir no final de semana

Filmes emblemáticos que definiram uma era e despertam a nostalgia romântica nos espectadores


A década de 2000 foi um período repleto de comédias românticas que cativaram o público. Esses filmes foram responsáveis por consagrar diversos atores, além de narrar histórias que marcaram a geração. Abordando numerosos temas, rever alguns desses sucessos em um final de semana traz nostalgia e romantismo.

O Diário de Bridget Jones (2001)

Baseado no romance escrito por Helen Fielding, O Diário de Bridget Jones é uma comédia romântica situada na Inglaterra que conta a história de Bridget (Renée Zellweger), uma mulher de 30 anos que, entre as resoluções de ano novo, decide começar a escrever um diário. 

Cheio de humor e reviravoltas, o longa aborda o triângulo amoroso da protagonista com Mark Darcy (Colin Firth), um amigo da família, e Daniel Cleaver (Hugh Grant), chefe de Bridget. O filme também retrata a vida de Bridget para além do romance, como seu complexo com o corpo, mudança de carreira, amizades, problemas familiares, entre outros. 

O Diário de Bridget Jones recebeu críticas positivas e proporcionou a Renée Zellweger indicações a diversos prêmios, como Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.

Como Se Fosse a Primeira Vez (2004)

Em Como Se Fosse a Primeira Vez, Adam Sandler e Drew Barrymore formam um dos casais mais queridos das telonas. Filmado no Havaí, o longa conta a história de Lucy, uma mulher que sofre de perda de memória recente, e seu companheiro Henry, que todo dia precisa reconquistar a amada. Com uma trilha sonora inesquecível, o filme é uma das comédias românticas que trazem muito humor e drama para as cenas. 

Legalmente Loira (2001)

Com uma abordagem totalmente diferente do convencional, Legalmente Loira apresenta Elle Woods (Reese Witherspoon), uma patricinha que sofre uma decepção amorosa por ser conhecida pela sua futilidade. Após esse incidente, no qual é totalmente descredibilizada, a personagem ingressa na faculdade de direito, a fim de provar que é capaz de conquistar um diploma.

Apesar de a motivação da personagem ser um clichê amoroso, o longa aborda questões como autoconhecimento e mudanças na forma de pensar da protagonista. Além disso, diferente de diversos filmes da época, o tema da amizade feminina é colocado para além da rivalidade.

De Repente 30 (2004)

Considerado um clássico do gênero, De Repente 30 é um dos filmes mais aclamados da geração, sendo responsável por diversos temas em aniversários e marcas atuais, lançando releituras do icônico vestido da personagem.

O longa acompanha Jenna (Jennifer Garner), uma jovem desajeitada que em seu aniversário de 13 anos deseja ser uma mulher atraente de 30 anos, em uma carreira bem-sucedida no mundo da moda. Quando acorda, a adolescente Jenna se vê no corpo da mulher que desejou e tem sua vida virada de cabeça para baixo quando percebe que seu amigo de infância, interpretado por Mark Ruffalo, não está mais presente em sua vida.

Além da nostalgia dos anos 2000, De Repente 30 aborda temas como amizade, romance, trabalho e conflitos sobre a adolescência e a vida adulta. 

Lisbela e o Prisioneiro (2003)

O cinema nacional também foi responsável por produzir um dos maiores clássicos do gênero da década de 2000. Lisbela e o Prisioneiro, filme dirigido pelo aclamado Guel Arraes, conta a história de Lisbela (Débora Falabella), uma jovem que está de casamento marcado. Porém, quando Leléu (Selton Mello) chega à cidade, eles se apaixonam e decidem enfrentar tudo e todos para ficarem juntos.

Ambientado no cenário nordestino, Lisbela e o Prisioneiro é uma comédia romântica que traz personagens e atores incríveis, além de apresentar uma trilha sonora impecável, assinada por André Moraes e João Falcão.

O Diário da Princesa (2001)

O Diário da Princesa é um aclamado filme da época que conta a história de Mia (Anne Hathaway), uma garota de 15 anos que leva uma vida comum em São Francisco. Entre amizades, conversas com a mãe e idas à escola, Mia vê sua vida mudar quando descobre que seu pai é o falecido Príncipe de Genóvia, um pequeno país europeu.

Após receber a visita da avó, Rainha de Genóvia, Mia, que é muito insegura, tímida e desajeitada, passa por uma transformação e se vê na tarefa de escolher qual caminho seguir: permanecer com seus amigos e sua vida ou assumir o papel que lhe foi destinado.

O Diário da Princesa é uma comédia romântica adolescente que aborda temas como amizade, insegurança, romance e relações familiares. Além disso, ele foi responsável por revelar a atriz Anne Hathaway, que estreou sua carreira cinematográfica no papel da protagonista.

Como Perder Um Homem Em 10 Dias (2003)

Ben Barry (Matthew McConaughey) é um publicitário mulherengo que aposta com colegas do trabalho que é capaz de fazer qualquer mulher se apaixonar por ele em apenas dez dias. Caso ganhe a aposta, Ben será responsável por uma das maiores campanhas de sua agência. Por outro lado, Andie Anderson (Kate Hudson) é uma jornalista que está escrevendo um artigo pessoal para uma revista feminina sobre como fazer para perder um homem em dez dias.

Ao terem seus caminhos cruzados, Ben, que faz de tudo para conquistar Andie, recebe em troca atitudes que fariam qualquer homem se afastar. Uma comédia romântica que aborda a clássica relação conflituosa entre os protagonistas.

Maldita Sorte (2007)

Maldita Sorte conta a história de Charlie Logan (Dane Cook), que aos 10 anos foi amaldiçoado por uma garota que se recusou a beijar. Aos 25 anos, Charlie, que se tornou um profissional bem-sucedido após cursar a faculdade de odontologia, descobre no casamento de uma ex-namorada que, depois desse feitiço, toda mulher com a qual ele se relacionou encontrou o grande amor assim que eles terminaram. 

Esse fato torna a vida do protagonista repleta de relações rápidas e bastante solitária. Porém, ao cruzar o caminho de Cam Wexler (Jessica Alba), por quem se apaixona, Charlie luta para quebrar a maldição e poder se envolver com Cam sem que ela escape da relação.