Como aproveitar o melhor do verão 2022

Veja algumas dicas de como aproveitar a época mais quente do ano


O verão chegou e com certeza ele deve ser aproveitado, afinal, é nessa época do ano em que os dias ficam mais ensolarados e com o céu limpo.

Nesses 3 primeiros meses do ano que as pessoas aproveitam para viajar, mas também é o momento ideal para praticar exercícios e se aventurar em algo novo. Graças a vacinação em todo o mundo, finalmente estamos voltando a sair e aproveitar o verão.

Com altas temperaturas e o ar mais seco, existem alguns cuidados que podem ser tomados para que a sua diversão não acabe cedo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você desfrutar do verão de 2022 da melhor forma. Confira tudo a seguir!

  1. Use e abuse do protetor solar

Talvez você já esteja cansado de ouvir, mas o protetor solar é um item que você não deve deixar de fora da sua rotina em nenhuma época do ano, principalmente no verão.

Os raios solares, principalmente o UVA e UVB, podem causar sérias queimaduras na nossa pele, envelhecimento precoce, danos oculares e até mesmo o câncer de pele.

Por isso, os médicos alertam que a melhor forma de proteger a sua pele é garantir que o filtro solar seja passado diariamente.

  1. Mantenha-se hidratado

Sol e água fresca são a combinação de verão perfeito! Se você é do time que adora tomar um sol, seja viajando ou em casa, lembre sempre levar uma garrafinha de água com você.

Em dias muito quentes, precisamos cuidar do nosso corpo, incluindo beber bastante água dado que eliminamos muita água através do suor.

Segundo os médicos, o ideal é que uma pessoa tome pelo menos 2 litros de água por dia. No verão essa quantidade pode aumentar e fará toda a diferença. 

 

Sem a quantidade de água necessária, o corpo pode passar por quadros de desidratação, trazendo sintomas de fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Investir em alimentos como frutas e água de coco podem ter ótimos resultados também.

  1. Alimente-se bem e evite comidas muito pesadas

Verão é sinônimo de férias, porém, a melhor forma de aproveitar o verão é manter a saúde em dia. 

Nos dias mais quentes, o organismo humano precisa aumentar a circulação sanguínea de todo o corpo, para que a nossa pele troque calor com o ambiente e mantenha a temperatura corporal em níveis normais.

Quando a ingestão de comidas mais pesadas é feita, grande parte desse volume de sangue é voltado para o nosso aparelho digestivo, a fim de acelerar a digestão.

Por conta disso, é normal que a sensação de mal-estar, cansaço e sono fiquem mais presentes, uma vez que o organismo não consegue gerenciar as altas demandas de circulação de sangue ao mesmo tempo.

Neste caso, opte por alimentos que sejam leves, como saladas de todos os tipos, carnes magras, frutas, sucos e, se preferir, investir em uma sopa fria também pode lhe cair bem!

  1. Aproveite para socializar

No verão as pessoas costumam ficar muito mais abertas para socializar com novas pessoas ou com amigos e familiares.

Essa estação é ideal para que as pessoas fiquem mais abertas, já que costumamos associar o sol com dias mais alegres. No inverno, por exemplo, as pessoas costumam ficar mais introspectivas.

Por isso, aproveite esse tempo de sol para se reunir com seus amigos que você não vê há algum tempo. Marque uma social no final de semana ou após o expediente. Retornar a convivência é algo que já pode ser realizado de forma segura!

  1. Aproveite o sol

Já falamos como os raios do sol podem prejudicar a nossa saúde, contudo, você ainda pode aproveitar os benefícios que ele traz também.

Em determinados horários (antes das 10h da manhã e após às 16h) é possível ativar a vitamina D no nosso organismo. Quando essa vitamina está baixa, o nosso corpo pode sofrer com fraqueza, doenças renais, diabetes e até depressão.

Você pode aproveitar alguns minutos no verão sem o protetor, mas lembre-se de passar assim que os seus 15 minutos passarem. Nada de exagerar na dose do sol para não ter problemas depois.

  1. Arrisque-se em um esporte radical

Você pode aproveitar os dias ensolarados fazendo uma caminhada ou iniciando o dia com exercícios físicos, mas que tal se aventurar em um esporte radical?

Existem diversos locais no Brasil que podem te proporcionar uma aventura emocionante e inesquecível. Mas lembre-se sempre de garantir que você está com todos os equipamentos de segurança para que o seu verão seja ainda mais divertido.

Alguns esportes bastante praticados são o surf, rafting, bungee jump e tem até quem se arrisque no salto de paraquedas. Não perca tempo e aproveite os dias ensolarados do jeito que você merece.