Como fazer um consórcio para ter a sua casa própria?

saiba como.


A alta dos juros promovida pelos bancos no último ano para compra de imóvel pode parecer uma ameaça no sonho de diversos brasileiros. Felizmente, o consórcio de casa é uma opção de excelente custo-benefício acessível a muitos consumidores.

Contratar um consórcio imobiliário é fácil. Depois de conhecer as vantagens, basta entender seu funcionamento, fazer simulações e escolher uma administradora de confiança. Quer saber como fazer isso? Confira este artigo!

O que é um consórcio de casa?

Um consórcio de casa é um tipo de compra na qual uma administradora une um grupo de pessoas interessadas em um bem em comum, nesse caso, um imóvel.

Cada consorciado paga mensalidades referentes a compra de uma casa sem juros. Todo mês pelo menos um participante é contemplado por meio de sorteio ou lance nas assembleias.

Como funciona um consórcio imobiliário?

Entenda um pouco mais sobre cada um dos itens mais comuns que formam um consórcio imobiliário, como valores, carta de crédito, lances e assembleias.

Valores

Não há juros em consórcio. A parcela paga em um consórcio inclui um total reservado a um fundo comum, taxa de administração, fundo de reserva e seguro.

Carta de crédito

É o documento que permite ao consorciado contemplado retirar o bem que planejou ou mesmo utilizar de outra forma: escolher outro produto, receber em dinheiro ou vendê-la.

Lances

É uma forma de antecipação das parcelas do consórcio a fim de acelerar a contemplação no consórcio. Os lances podem ser livres, quando o consorciado oferece a quantia que deseja, ou estabelecidos pela própria administradora.

Assembleias

É o evento mensal onde ocorrem as contemplações por sorteio ou por lance. Nas assembleias, você também pode conhecer outros consorciados que participam do mesmo grupo que você.

Quais são as vantagens de um consórcio de casa?

Confira a seguir por que contratar um consórcio de casa é tão vantajoso. Separamos seis pontos principais para você.

Compra sem juros

Como já mencionamos, não há juros em consórcio, independentemente do número de parcelas. Há poucas taxas incluídas, como a de administração, que é diluída nas mensalidades.

Compra sem entrada

Ao comprar uma casa você fará um investimento de alto valor que talvez precise de uma grande entrada. Esse não é o caso do consórcio, uma vez que você paga apenas as mensalidades.

Compra planejada

Ao simular um consórcio imobiliário você faz uma compra totalmente dentro de seu planejamento, sabendo exatamente o valor da carta de crédito, o valor e o prazo das parcelas.

Prazos maiores e parcelas menores

Os prazos de um consórcio são maiores em relação a muitos financiamentos tradicionais.

Como não há juros, a parcela fica menor e você tem mais chances de adquirir o bem que deseja.

Contemplação por lance

Se não quiser esperar ser sorteado para conseguir sua casa, você pode fazer um lance. Se aceito, sua contemplação é antecipada.

Liberdade de compra

Em um consórcio, todos os que pagam em dia são contemplados uma hora ou outra. Depois disso, você pode decidir se realmente quer comprar sua casa própria ou usar a carta de crédito de outra forma.

Como contratar um consórcio de casa?

Antes de tudo, o consórcio de casa é uma compra planejada. Por isso, avalie bem sua realidade financeira para saber qual oferta de carta de crédito se encaixa melhor no que você procura. Depois, siga os passos a seguir.

1. Faça uma simulação

Simule seu consórcio de imóveis para saber exatamente de forma antecipada as condições do consórcio e confira as parcelas que cabem no seu bolso.

2. Conheça bem a administradora

Contra apenas administradoras de consórcio de imóveis que possuam autorização de operação pelo Banco Central do Brasil. Verifique isso, acessando o site do Banco Central do Brasil e filtrando por "administradora de consórcio".

3. Tenha atenção ao contrato

O consórcio é uma forma de comprar um bem de alto valor sem juros e com parcelas acessíveis. No entanto, é muito importante conhecer o regulamento do programa que você está participando.

Confira todos os termos do contrato de adesão com bastante cuidado. Esse documento traz informações sobre a taxa de administração, o número total de parcelas e as regras para contemplação.

4. Entre em contato com a administradora

Procure uma administradora de consórcio imobiliário de confiança e entre em contato pelo site, por chat ou por telefone. Confira também se há um recurso em que a própria administradora liga para você.

Tirou suas principais dúvidas sobre o consórcio para casas? Aproveite para se organizar financeiramente e conte com essa alternativa para atingir seus objetivos.